A culpa é de Vilar ? - SóEsporte
Colunistas

A culpa é de Vilar ?

Há quem acredite que o técnico do Botafogo, Marcelo Vilar, está balançando no cargo após a derrota para o Treze no Estadual. Mas a diretoria do clube descarta essa possibilidade e garante o treinador no comando, mesmo sob uma eminente eliminação da Copa do Nordeste e um futebol pouco convincente no Campeonato Paraibano.

A seu favor, Vilar tem números que falam por si, e que justificam tamanho prestigio junto á diretoria. São 100 jogos no comando, sendo 51 vitórias, 24 empates e 25 derrotas. Um aproveitamento de 59%. Nesse período o técnico ajudou o clube a conquistar dois campeonatos paraibanos (2013 e 2014) e um Brasileiro da série D, em 2013.

Mas, o que Marcelo Vilar não contava era que, ao ajudar o Botafogo retomar o caminho das conquistas, iria também deixar a torcida muito mais exigente do que no passado. Não basta mostrar números, é preciso eleva-los ao quadrado, o que, na prática, significa mais conquistas. Essa é a formula que o torcedor do Belo quer ver sendo aplicada no clube.

Se de números Marcelo Vilar já provou que entende, é preciso agora saber lidar com as cobranças, que aliás só aumentam á cada tropeço do time na temporada. Certamente o técnico não vai querer jogar apenas com os números do passado. E já mostrou isso esse ano, quando se propôs a fazer o time jogar de maneira diferente, em busca de novos orizontes.

O técnico abandonou o esquema 4-4-2 do ano passado e passou a jogar no moderno 4-2-3-1, com três meias se alternando no apoio ao ataque. Tudo bem que até agora não deu muito certo, a prova disso foi o retorno ao esquema antigo na partida contra o Treze. Mas, se Vilar mexeu no time, trocou jogadores e os resultados não são satisfatórios até o momento, qual será o problema então?

E completo: os jogadores, esses também não têm responsabilidade pelos maus resultados? A torcida que esperou tanto para ver o clube retomar o caminho das conquistas, saberá também ter paciência para ver o clube nas alturas.

Marcelo Vilar ainda é o cara certo pra isso.

Max Oliveira

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.