A Associação Atlética da Pessoa com Deficiênia da Paraíba (AAPD-PB), conquistou, neste domingo, o título de campeão brasileiro da segunda divisão de basquete em cadeira de rodas, ao derrotar a Andef, do Rio de Janeiro, pelo placar de 51 a 49, em Niterói-RJ. A equipe paraibana, que contou com o apoio do Governo do Estado, entrou em quadra seis vezes, ao longo da competição, e nao obteve nenhuma derrota.
Para um dos integrantes do time, Romero Silva, o mais importante já tinha vindo quando chegou às semi-finais, pois foi o momento que garantiu o acesso à primeira divisão de 2017. “Agora, com esse título, podemos dizer que a nossa grande alegria veio desde que passamos pelas quartas de final, pois a Paraíba já tinha conquistado o direito de jogar a primeira divisão. Mas, conquistar o campeonato é algo inexplicável e emocionante, pois soubemos horar o nome do nosso Estado”, disse.
Bruno Roberto, titular da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), ressaltou a capacidade dos paraibanos no segmento do esporte e para-desporto. “A Paraíba é um verdadeiro celeiro de excelentes atletas e para-atletas que não param de nos dar alegria. Esse campeonato, que reuniu inúmeras equipes de diversos estados brasileiros, sendo no estado do Rio de Janeiro, e desbancar os donos da casa numa final, é motivo de muita comemoração”, frisou.
O gestor ainda destacou o investimento do Governo no segmento para-desportivo. “Recentemente, o Governo do Estado, entregou um ginásio para-desportivo na Funad, o que mostra a preocupação com os nossos para-atletas. Podemos ainda destacar programas voltados ao segmento como: Paralimpíadas, Jogos Escolares e Paraeacolares, Paraíba Paralímpica, entre outros”, finalizou
