Começou nesta quarta-feira (27), em João Pessoa, a Copa Norte/Nordeste de Basquete em Cadeira de Rodas. O evento é uma promoção da Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas (CBBC), com organização local da Associação de Familiares e Deficientes (Asdef). A abertura oficial será às 9h, no Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba, e o evento é aberto ao público.
Segundo os organizadores, o campeonato encerra o ciclo de competições de basquete em cadeira de rodas de 2015, e os times disputarão três vagas para o Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas da 3ª Divisão 2016. Ao todo, sete equipes estão inscritas para a competição, representando os Estados da Bahia, Amazonas, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rondônia.
Para o presidente da Asdef, Francisco Izidoro, a realização da Copa Norte/Nordeste em João Pessoa é uma excelente oportunidade de divulgar o paradesporto na Paraíba. Ele também comentou sobre os desafios que a entidade enfrentou ao assumir a coordenação local da competição “Foi uma decisão ousada abraçar esse projeto, pois tínhamos pouco tempo para organizar tudo, mas percebemos que, quando você cai em campo, você consegue superar muitos obstáculos. Um dos principais parceiros nesse trabalho foi a Polícia Militar da Paraíba, que cedeu o Centro de Educação para a realização do campeonato”, afirmou o presidente da Asdef.
A competição tem apoio da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep/Sinditêxtil), indústria de alimentos São Braz, Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), Polícia Militar da Paraíba, Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer).
A programação oficial começou na terça-feira, com a chegada das equipes, classificação e definição da tabela de jogos. Nesta quarta-feira, está prevista a solenidade de abertura, com a presença de autoridades convidadas, desfile das equipes e apresentações culturais. Os jogos ocorrerão das 8h às 20h, com exceção da sexta-feira, quando as partidas serão realizadas das 8h às 11h. A cerimônia de premiação das equipes classificadas está marcada para as 11h30.
Segundo o primeiro boletim técnico divulgado pela CBBC, a Comissão Disciplinar é composta por: professora Maria de Fátima Fernandes Barbosa – Coordenadora Técnica das Seleções; professora Ana Maria Barbosa – diretora da Organização Nacional de Entidades de Deficientes Físicos (Onedef); professor Romero Ramos de Souza – representante da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). O coordenador técnico da competição é Edson Bolívar.
Confira as equipes que disputam o título do campeonato: Associação de Atletas Baianos de Necessidades Especiais (Aabane); Associação dos Deficientes Físicos do Amazonas – Adefa (AM); Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Pernambuco – Adefepe (PE); Associação dos Deficientes Físicos e Mentais de Arapiraca – Adfima (AL); Associação dos Deficientes Motores de Pernambuco – ADM (PE); Associação dos Deficientes e Familiares – Asdef (PB); Sport Club Vida Ativa (RO).
Angélica Lúcio
Assessora de Comunicação- Asdef
