Abertura do I Campeonato Brasileiro Feminino de Futsal nesta quinta - SóEsporte
Futebol

Abertura do I Campeonato Brasileiro Feminino de Futsal nesta quinta

O I Campeonato Brasileiro Feminino de Futsal terá início nesta quinta-feira (05.11) com a cerimônia de abertura da competição, que conta com investimentos de mais de R$ 1,5 milhão do governo federal. Pelo Ministério do Esporte, estarão presentes o secretário Nacional de Futebol e Direitos do Torcedor, Rogério Hamam, e a coordenadora de futebol feminino, Michael Jackson. Na sexta, serão disputadas nove partidas, das 8h às 20h, no clube Ferreira Pacheco, em Goiânia.Além do título, as jogadoras terão um incentivo a mais para mostrar um bom desempenho, o técnico da seleção brasileira, Wilson Saboia, também comanda a equipe cearense do Unifor e deve usar o torneio para observar as jogadoras que serão convocadas para a sexta edição da Copa do Mundo, que será disputada no fim do mês, na Guatemala. A seleção brasileira feminina de futsal faturou os cinco Mundiais disputados até hoje.

A realização do Campeonato Brasileiro Feminino de Futsal foi possível graças ao apoio do Ministério do Esporte, do governo de Goiás e da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS). Além de desenvolver a modalidade, a coordenadora de futebol feminino do Ministério do Esporte acredita que a iniciativa também servirá para fortalecer as equipes e a seleção da modalidade de campo.

“Do futsal, também podemos tirar meninas para jogar o futebol de campo. Uma modalidade anda ao lado da outra. Por isso, uma Secretaria de Futebol tem que enxergar o esporte em todas as suas variantes”, explicou Michael Jackson.

Formato
As equipes que disputarão o I Campeonato Brasileiro Feminino de Futsal foram selecionadas com base no ranking que leva em conta a pontuação dos últimos três anos, sendo uma representante por Unidade da Federação.

Os 27 times foram divididos em nove grupos. Na primeira fase, as equipes jogam entre si dentro da chave. Classificam-se o primeiro colocado de cada grupo e os sete melhores segundos para a fase de oitavas de final. A disputa segue em formato de jogo único eliminatório até a decisão.

O torneio será disputado no SESI Clube Antônio Ferreira Pacheco e tem entrada gratuita. O torcedor poderá contribuir com 1 kg de alimento não perecível para campanha que será feita para arrecadar donativos. São esperadas quase 500 pessoas, entre atletas e comissão técnica.

Ministro do Esporte recebe convite de diretor-geral da ABIN

A Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) promoverá entre os dias 23 e 27 de novembro um seminário sobre um tema bastante polêmico: o terrorismo. Com a proximidade dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o diretor-geral da ABIN, Wilson Roberto Trezza, foi até o gabinete do ministro do Esporte, George Hilton, nesta quinta-feira (05.11) para convidá-lo para participar do seminário.

“Vim convidá-lo para participar de um seminário que iremos realizar sobre terrorismo. É um momento muito apropriado para discutirmos esse tema, tendo em vista que receberemos as Olimpíadas, um dos maiores eventos do mundo, não só no âmbito esportivo. Teremos no Brasil 205 países com seus representantes legais, atletas, patrocinadores, mídias e turistas de todos esses lugares”, Wilson Roberto Trezza, diretor-geral da ABIN.

Trezza fez questão de frisar que não há sinal de ameaça até o momento, mas sempre é bom que seja feita uma prevenção: “Teremos todos esses países, essas representações em um mesmo momento na mesma cidade, então o terrorismo passa a ser uma preocupação. Não quero dizer que estejamos trabalhando com alguma ameaça neste momento, mas é um motivo de preocupação em um momento em que o mundo vive uma escalada do terrorismo internacional e o ministro foi convidado para fazer uma apresentação para falar sobre o que são as Olimpíadas para o Brasil para que se entenda a magnitude do evento”, completou.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.