Adolescentes cumpridores de medida sócio-educativa, através do sistema de semiliberdade da FUNDAC-PB, tiveram uma sexta feira da paixão muito movimentada.
No período da manhã, os jovens foram contemplados, em uma das praias do litoral pessoense, com um refrescante banho de mar, descontraída caminhada e atividade esportiva com o desportista Thiago Lacerda, sempre acompanhados pelos educadores sociais e direção da semiliberdade.
Pela tarde, o rapper e militante no Hip Hop, General Frank, ministrou uma palestra de auto-motivação. Vindo de uma realidade parecida com as situações de vida encontradas neste sistema, General contou um pouco de sua vida e como conseguiu encontrar uma nova maneira de combater injustiças sociais e descasos públicos, dois históricos causadores de infrações criminais em nosso país, principalmente entre menores de idade. “A música me salvou e me fez pensar de outra forma. Se você tiver um foco e acreditar nele, poderá superar e conquistar grandes coisas” disse Frank.
Finalizando a lotada agenda de sexta feira da paixão, os garotos ainda foram agraciados com a ida ao ponto de cem réis, no centro de João Pessoa, e lá puderam assistir a dramatização da história de Jesus Cristo. Seu nascimento, vida, morte e ressurreição. Podendo ser trabalhado assim o lado espiritual, que vem a ser de extrema importância num processo de ressocialização.
De acordo com a direção da casa de semiliberdade, essas iniciativas estão sendo pensadas em conjunto com a presidente da FUNDAC, Cassandra Figueiredo, que idealizou cronogramas de atividades pedagógicas, culturais e de cunho religioso, para os menores em conflito com a lei. Para que assim possam estar ocupados e longe de pensamentos que os levem a prejudicar sua integridade e também as dos outros membros da sociedade de uma forma geral.
Tiago Ferreira – colaborador
