AL quer a criação de uma CPI do apito - SóEsporte
Futebol

AL quer a criação de uma CPI do apito

arbitragem 4002-de-fevereiro-copyO pedido de arbitragem de outro Estado solicitado pelo Botafogo, para os jogos do Campeonato Paraibano, causou proporções bem maiores que o esperado. Além de provocar o Sindicato dos Árbitros da Paraíba, teve o veto da Federação Paraibana de Futebol, levando ao deputado Janduy Carneiro anunciar a criação de uma CPI para investigar a arbitragem paraibana.

Explicou o parlamentar em entrevista ontem ter apoio do também deputado Edmilson Soares, para buscar na CPI atender reclamações que tem recebido de clube como Sousa outros e o Botafogo. “A arbitragem não tem apitado com a parcialidade devida e não podemos aceitar que o torcedor seja lesado. Os clubes  vêm sendo prejudicados”, declara Janduy Carneiro, assegurando necessitar de 12 assinaturas para iniciar o processo da CPI.

O presidente do Sindicado dos Árbitros de Futebol da Paraíba, Genildo Januário, ao tomar conhecimento da iniciativa do deputado Janduy Carneiro afirmou “Tenho todo respeito pelo parlamentar e acho que ele está dando uma grande oportunidade para a gente revelar muita coisa”, afirmou.

“É fácil chamar árbitro de ladrão e o dirigente é o que? Sabemos que só existe corrupto se tiver o corruptor. Agora vou votar neste deputado, pois ele oferece a chance de investigar não só os árbitros, mas os dirigentes dos clubes também”, disse de maneira contundente Genildo Januário.

O presidente da Comissão Estadual de Arbitragem, José Renato Soares declarou não tem preocupação alguma que a iniciativa do parlamentar e garantiu que estará na Assembléia Legislativa prestando depoimento. “Todo mundo sabe que o deputado Janduy Carneiro é torcedor do Botafogo de ir aos treinos e isso é para pressionar os árbitros. “Não podemos fazer o que eles querem. “Espero que seja confirmada esta CPI, para abrir investigação”, disse José Renato.

“Para mim seria melhor trazer árbitros de fora, pois seria um problema a menos”, destacou Renato, acrescentando “segundo o presidente da Federação Paraibana de Futebol, Amadeu Rodrigues, o veto ao pedido do Botafogo se deu devido a não apresentação do deposito de R$ 15 mil na cota da FPF como  manda o regulamento”.

O artigo 28 do regulamento do Campeonato Paraibano, “o clube mandante poderá solicitar sorteio de árbitros de outro Estado, desde que o faça com antecedência mínima de quatro dias úteis antes da partida, através de ofício à FPF, anexando a este depósito bancário no valor de R$ 15.000,00 na conta corrente da Federação.” O regulamento afirma ainda “o requerimento poderá sofrer veto da diretoria da FPF se esta considerar inconveniente, sendo o pagamento devolvido ao clube solicitante.

Com isso, a CEAF fez o sorteio nesta segunda-feira à tarde, na sede da Federação e foi escolhido João Bosco Satyro para comandar a partida entre Botafogo e Campinense, nesta quarta, às 20h30, no estádio Almeidão, em João Pessoa. Pela quarta rodada do quadrangular final do Campeonato Paraibano de 2015. Os assistentes são Kilden Tadeu e Felipe Messias.

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.