O Brasil avançou com duas duplas às quartas de final do torneio masculino, no Grand Slam de Moscou, na Rússia. Alison/Bruno Schmidt (ES/DF) e Álvaro Filho/Vitor Felipe (PB) venceram seus compromissos pelas oitavas de final nesta sexta-feira (27.05) e seguem no torneio. Além das quartas de final, as semifinais também serão realizadas neste sábado (28.05) e terão transmissão do SporTV, a partir das 12h (de Brasília).
Alison e Bruno, atuais campeões mundiais e do Circuito, enfrentam os italianos Nicolai e Lupo nas quartas de final. Será a oitava partida entre os dois times, com quatro vitórias dos brasileiros e três dos rivais. Já Alvinho e Vitor Felipe, medalhistas pan-americanos, duelam contra os poloneses Losiak e Kantor, no primeiro confronto entre as duas duplas.
Alison e Bruno Schmidt chegaram às quartas de final após vencerem os norte-americanos Tri Bourne e John Hyden por 2 sets a 0 (21/15, 21/17), em 51 minutos de partida, nas oitavas. Álvaro Filho e Vitor Felipe conseguiram classificação ao ‘top 8’ após superarem os australianos Isaac Kapa e Christopher McHugh por 2 sets a 0 (21/19, 21/15), em 35 minutos.
Caso avancem em suas partidas das quartas de final, Alison/Bruno Schmidt e Álvaro Filho/Vitor Felipe se enfrentarão nas semifinais, o que garantiria uma dupla brasileira na decisão. Evandro e Pedro Solberg, que terminaram a fase de grupos invictos, acabaram superados pelos poloneses Losiak e Kantor nas oitavas de final. Vitória dos europeus por 2 sets a 0 (21/18, 21/11), em 31 minutos.
O Brasil lidera o quadro de medalhas na Rússia, que também já contou ao longo dos anos com etapas em São Petersburgo e Anapa. São 16 medalhas entre os homens (seis de ouro, cinco de prata e cinco bronzes) e 15 entre as mulheres (seis de ouro, cinco de prata e quatro de bronze). Moscou já foi sede de 10 etapas do Circuito Mundial e, desde 2008, recebe um Grand Slam por temporada.
Os times vencedores da etapa de Moscou nos dois gêneros somam 800 pontos no ranking do Circuito Mundial e garantem um prêmio de 57 mil dólares. Ao todo, 400 mil dólares são distribuídos aos atletas. Após Moscou, o tour segue para a Alemanha, com o Major Series de Hamburgo, última etapa que contabiliza pontos ao ranking olímpico.
QUARTAS DE FINAL
Nummerdor/Varenhorst (HOL) x Brouwer/Robert Meeuwsen (HOL)
Pablo Herrera/Adrian Gavira (ESP) x Jake Gibb/Casey Patterson (EUA)
Bartosz Losiak / Piotr Kantor (POL) x Vitor Felipe/Álvaro Filho (BRA)
Paolo Nicolai/Daniele Lupo (ITA) x Alison/Bruno Schmidt (BRA)