Alunos do Colégio João Paulo II sagram-se Campeões Mundiais de Robótica - SóEsporte
Futebol

Alunos do Colégio João Paulo II sagram-se Campeões Mundiais de Robótica

A equipa CJP2Robotics do Colégio João Paulo II, em Braga, conquistou o título de Campeã Mundial de Robótica, no RoboCup 2014, que decorreu em João Pessoa, no Brasil, entre 19 e 25 de julho.

A participar pela primeira vez num Mundial de Robótica, a equipa CJP2Robotics, constituída pelos alunos Francisco Barreira, Iara Monteiro, Tiago Guedes, Tiago Ferreira e Vasco Ferreira, do Colégio João Paulo II, e pelo aluno Sérgio Morim, da Escola Secundária de Barcelinhos, venceu a prova das Superteams. Esta prova constitui um desafio lançado às equipas e implica que os alunos trabalhem em conjunto com colegas de outras nacionalidades. A equipa portuguesa realizou a prova com as equipas do Japão e da Eslováquia. Todos juntos tiveram de preparar os seus robôs para executar uma coreografia de dança, sincronizada com a música, em menos de 24 horas. As vinte e duas equipas em prova iniciaram os trabalhos em condições de igualdade e a equipa dos alunos portugueses foi a que conseguiu o melhor desempenho e obteve a pontuação mais alta, sagrando-se Campeã Mundial de Dança Robótica.

A participação dos alunos no RoboCup 2014 decorreu em duas fases distintas. Numa primeira fase, foram sujeitos a uma entrevista técnica, sendo obrigados a demonstrar e a provar os conhecimentos adquiridos na construção dos seus robôs. Numa segunda fase, o projeto foi apresentado ao público do certame, tendo sido avaliado por um júri constituído por especialistas na área da robótica. A equipa mostrou, nas duas fases, muita segurança, domínio dos conhecimentos e grande capacidade de trabalho.

No entanto, o trabalho começou muito antes da viagem, já que, para a preparação deste Mundial, os alunos receberam formação intensiva na área da Robótica, no Clube de Robótica do Colégio João Paulo II, e tiveram, também, uma preparação na área da Eletrónica com o Eng. José Cunha do Departamento de Física da Universidade do Minho. A equipa foi ainda apoiada pela Associação Hands-on Science, presidida pelo professor Manuel Filipe Costa, da Universidade do Minho, que cedeu material para a elaboração do projeto.

Os alunos foram acompanhados nos trabalhos de preparação e na deslocação ao Brasil pelo professor Rui Baptista, que salientou a sua enorme satisfação, dado o elevado nível qualitativo das equipas que participam no RoboCup. Por seu lado, os alunos realçaram a importância desta experiência e deste prémio na sua formação e mostraram-se muito felizes por terem conseguido superar com êxito as muitas dificuldades e desafios surgidos ao longo da competição. De facto, o prémio recebido constitui um motivo de orgulho, não só porque o RoboCup é o maior evento mundial de robótica, como também por ter juntado cerca de 3000 participantes oriundos de mais de 40 países e ter recebido a visita de mais de 50 mil pessoas. É um evento organizado pela RoboCup Federation, tendo decorrido no Brasil e sido alvo de uma enorme cobertura mediática principalmente dos órgãos de comunicação social brasileiros.

A equipa vencedora e campeã mundial, CJP2Robotics, chega no próximo domingo, dia 27 de julho, às 14h30 ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, onde será recebida com muito orgulho.

correiodominho.com

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.