A equipa CJP2Robotics do Colégio João Paulo II, em Braga, conquistou o título de Campeã Mundial de Robótica, no RoboCup 2014, que decorreu em João Pessoa, no Brasil, entre 19 e 25 de julho.
A participar pela primeira vez num Mundial de Robótica, a equipa CJP2Robotics, constituída pelos alunos Francisco Barreira, Iara Monteiro, Tiago Guedes, Tiago Ferreira e Vasco Ferreira, do Colégio João Paulo II, e pelo aluno Sérgio Morim, da Escola Secundária de Barcelinhos, venceu a prova das Superteams. Esta prova constitui um desafio lançado às equipas e implica que os alunos trabalhem em conjunto com colegas de outras nacionalidades. A equipa portuguesa realizou a prova com as equipas do Japão e da Eslováquia. Todos juntos tiveram de preparar os seus robôs para executar uma coreografia de dança, sincronizada com a música, em menos de 24 horas. As vinte e duas equipas em prova iniciaram os trabalhos em condições de igualdade e a equipa dos alunos portugueses foi a que conseguiu o melhor desempenho e obteve a pontuação mais alta, sagrando-se Campeã Mundial de Dança Robótica.
A participação dos alunos no RoboCup 2014 decorreu em duas fases distintas. Numa primeira fase, foram sujeitos a uma entrevista técnica, sendo obrigados a demonstrar e a provar os conhecimentos adquiridos na construção dos seus robôs. Numa segunda fase, o projeto foi apresentado ao público do certame, tendo sido avaliado por um júri constituído por especialistas na área da robótica. A equipa mostrou, nas duas fases, muita segurança, domínio dos conhecimentos e grande capacidade de trabalho.
No entanto, o trabalho começou muito antes da viagem, já que, para a preparação deste Mundial, os alunos receberam formação intensiva na área da Robótica, no Clube de Robótica do Colégio João Paulo II, e tiveram, também, uma preparação na área da Eletrónica com o Eng. José Cunha do Departamento de Física da Universidade do Minho. A equipa foi ainda apoiada pela Associação Hands-on Science, presidida pelo professor Manuel Filipe Costa, da Universidade do Minho, que cedeu material para a elaboração do projeto.
Os alunos foram acompanhados nos trabalhos de preparação e na deslocação ao Brasil pelo professor Rui Baptista, que salientou a sua enorme satisfação, dado o elevado nível qualitativo das equipas que participam no RoboCup. Por seu lado, os alunos realçaram a importância desta experiência e deste prémio na sua formação e mostraram-se muito felizes por terem conseguido superar com êxito as muitas dificuldades e desafios surgidos ao longo da competição. De facto, o prémio recebido constitui um motivo de orgulho, não só porque o RoboCup é o maior evento mundial de robótica, como também por ter juntado cerca de 3000 participantes oriundos de mais de 40 países e ter recebido a visita de mais de 50 mil pessoas. É um evento organizado pela RoboCup Federation, tendo decorrido no Brasil e sido alvo de uma enorme cobertura mediática principalmente dos órgãos de comunicação social brasileiros.
A equipa vencedora e campeã mundial, CJP2Robotics, chega no próximo domingo, dia 27 de julho, às 14h30 ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, onde será recebida com muito orgulho.
correiodominho.com

















