Das seis medalhas conquistadas pelos amazonenses, quatro foram por Simplício Campos pela natação paralímpica, sendo duas de ouro, nos 100 metros peito e 200 metros medley, uma de prata, pelos 100 metros borboleta e um bronze nos 50 metros livre. O nadador conta que o apoio concedido pela Prefeitura ajudou na sua preparação.
“A gente vem se preparando para essa competição do Norte/Nordeste desde o início de janeiro com o objetivo de conseguir o índice para o Parapan Americano e o resultado foi importante, pois consegui baixar meu tempo. Foi importante o apoio da prefeitura, pois me permitiu focar apenas no treino desde janeiro”, contou Campos que está a sete segundos de ser convocado para a seleção brasileira da modalidade.
Já pelo para-halterofilismo, Daniel Ferreira, 18, conquistou um ouro pela categoria até 72 quilos e Maria Castro, 24, garantiu, também, um ouro para o Amazonas na categoria até 67 quilos. Ambos, inclusive o Simplício, conseguiram índice pra próxima etapa da competição que será realizada no próximo mês em Curitiba, Paraná.
Maria conta que a preparação está forte para as competições. “Eu estou me esforçando o máximo que eu posso para trazer resultados para o Estado. Estamos treinando duro para conquistar mais medalhas”. Já Daniel espera superar o índice obtido nessa Etapa. “Atleta tem que sofrer pra saber que é atleta mesmo. Quero agradecer a Deus e dizer que a preparação está no máximo para próxima etapa conseguir um índice ainda melhor”, disse.
A técnica Andreia Santos disse que os treinamentos são intensos todos os dias. “Eles têm determinado horário para o treinamento e fazemos o acompanhamento da preparação alimentar deles também. Nós tivemos todo o apoio da Prefeitura de Manaus para esta primeira etapa que era muito importante e conseguimos resultados muito bons”, afirmou.