Análise: Fortaleza se agiganta no Nordeste e praticamente crava vaga em 3ª Libertadores
Nunca é demais falar: como é bonito ver a vontade dos times comandados por Vojvoda de fazer história. E, neste sábado (2), o Leão se agigantou mais uma vez. Venceu o Juventude por 3 a 0, chegou aos 60 pontos e se tornou o time nordestino com maior pontuação na Série A nos pontos corridos. Superou o Vitória de 2013 (59 pontos) e o Sport de 2015 (59 pontos). Também superou o próprio ano de 2021 do clube, quando somou 58 pontos.
O time segue atrás apenas de Botafogo (64 pontos) e Palmeiras (61 pontos), mas que ainda jogam. O elenco de Vojvoda segue firme na briga pelo título, é verdade. No entanto, já praticamente conseguiu vaga na terceira Libertadores. Algo que orgulha o torcedor e que dá certeza do trabalho sólido que é feito pela diretoria. O time já garantiu a permanência de Vojvoda para 2025 e tem nos planos fazer a pré-temporada do próximo ano em Orlando, na Flórida, mostrando que mudou de patamar.
O Fortaleza soube ter precisão quando necessário. Quem colocou mais emoção até os 25 minutos do primeiro tempo foi o Juventude, com dois chutes em sequência muito bem defendidos por João Ricardo. Mesmo com impedimento marcado na segunda tentativa, foi o momento de maior perigo até então, porque o Fortaleza só havia ameaçado com Marinho, em um chute fraco.
Após choque de cabeça, Brítez deixou o gramado para a entrada de Tinga. Moisés marcou aos 28, mas em posição de impedimento. No momento em que estava pressionado, já nos acréscimos, o Fortaleza conseguiu surpreender, marcando duas vezes.
Em uma jogada que passou por Rossetto, Martínez e com cruzamento de Tinga, Moisés acertou o chutaço: 1 a 0. E de novo na bola trabalhada, com a colaboração de vários jogadores, Eros Mancuso bateu firme e balançou as redes. Foi o primeiro gol dele com a camisa do clube.
Após o intervalo, o Juventude fez o que era esperado, se jogou ao ataque e teve duas boas chances em jogadas pela esquerda, mas Erick e Danilo Boza chutaram para fora. Os técnicos começaram as alterações. Bruno Pacheco, que entrou no lugar do Marinho, cruzou para Kuscevic marcar o terceiro do Leão.
Com a vantagem ampla, os comandados de Vojvoda apenas se fecharam e esperaram o apito final. Foi uma vitória gigantesca, principalmente levando em consideração o recorde de pontos do próprio clube: 60.
Sem demonstrar cansaço…
Muito focado na Série A, o Fortaleza não se deixou abater mesmo quando foi eliminado da Sul-Americana pelo Corinthians, por exemplo. Segue firme na cola de Botafogo e Palmeiras, abrindo distância para o Flamengo, quarto colocado. São posições fundamentais também para conquistar um maior valor de premiação ao final do ano. Cada posição conta – e muito.
Neste sábado (2), boa parte do grupo se destacou. Lucero ainda segue sem marcar, mas tem crédito pelo que fez em toda a temporada.
O próximo adversário será o Vasco, no sábado (9), na Arena Castelão, onde o Laion ainda não perdeu. A torcida estará presente, presenciando mais um momento especial na história recente do clube.