A grande final da Copa de Futebol de 5 será decidida neste domingo (25), às 09h30, no ginásio da Escola de Educação Física do Exército, na Urca, no Rio de Janeiro. Pelo segundo ano consecutivo ICB-BA x AGAFUC-RS vão decidir o título. Os baianos vão em busca do heptacampeonato da competição. As grandes estrelas da Seleção Brasileira, Jefinho e Ricardinho, estarão em lados opostos na decisão.
AGAFUC-RS e APADV-SP entraram em quadra para abrirem as semifinais. Ricardinho, pelo lado dos gaúchos, e Tiago, a favor dos paulistas, eram as principais esperanças das equipes. E foi apostando nesse talento individual que os atuais vice-campeões tiveram um início avassalador.
Em grande fase, Ricardinho mostrou ser o melhor jogador do mundo e não deu descanso para os defensores. O ala marcou três gols e ajudou a AGAFUC-RS a vencer a APADV-SP por 4 a 1. Maurício Dumbo completou o placar, e Dudu descontou de pênalti para os paulistas.
A segunda vaga na final foi decidida num confronto dramático entre ICB-BA e APACE-PB. Um jogo disputado durante os 50 minutos de jogo, que teve o time de João Pessoa saindo na frente com uma bomba de Bill ainda no primeiro tempo.
Na etapa final os baianos se lançaram ao ataque e obrigaram o goleiro Milton a fazer excelentes defesas. Com o arqueiro paraibano inspirado, a vaga na decisão seguia firme nas mãos da APACE-PB. No entanto, com um dos principais goleadores do mundo em quadra todo cuidado é pouco. E foi no fim do jogo o castigo para os paraibanos. Restava um minuto para o fim do jogo, quando Jefinho deixou tudo igual.
Na disputa de pênalti as duas equipes estiveram com a pontaria desafinada. Somente Bill e Jefinho converteram nas cobranças normais. Nas alternadas, Adailton marcou e colocou os baianos em mais uma decisão do título.
O jogo da medalha de bronze será entre APADV-SP x APACE-PB, às 08h, e após, às 09h30, a grande final da competição.
O evento é uma realização da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais, com patrocínio da CAIXA Loterias, apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro, Ministério do Esporte, Exército Brasileiro e da Escola de Educação Física do Exército.