Apace e Apadevi vencem no Brasileiro de Futebol de Cegos - SóEsporte
FutSal

Apace e Apadevi vencem no Brasileiro de Futebol de Cegos

O colombiano Jhon González entrou para a história do Corinthians nesta terça-feira (8), ao marcar o primeiro gol do clube em sua estreia no futebol de cegos. Mas o ala de 27 anos foi além e anotou três ao todo na goleada por 4 a 0 sobre a Adef-DF (Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal), em duelo válido pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro 2024- Série A. A competição, que será disputada até o próximo domingo no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, reúne 12 times e terá as semifinais, disputa do bronze e final transmitidas ao vivo no YouTube do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro).


Acostumado a disputar as competições organizadas pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) desde 2017, o jogador da Seleção Colombiana foi contratado nesta temporada pelo Corinthians após o clube do Parque São Jorge firmar parceria com o Projeto Maestro da Bola, organização fundada em 2017 pelo ex-jogador Ricardinho, ídolo do Timão.

CBDV
Colombiano faz história e marca três na estreia do Corinthians no futebol de cegos
De camisa branca do Corinthians, Jhon González conduz a bola enquanto é cercado por quatro jogadores da Adef, de Brasília. Foto: Taba Benedicto/ CBDV.

Acostumado a disputar as competições organizadas pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) desde 2017, o jogador da Seleção Colombiana foi contratado nesta temporada pelo Corinthians após o clube do Parque São Jorge firmar parceria com o Projeto Maestro da Bola, organização fundada em 2017 pelo ex-jogador Ricardinho, ídolo do Timão.

“Para mim, representa muito vestir essa camisa, porque nunca pensei que um dia jogaria por um dos maiores times do Brasil. Estou muito feliz pela confiança que todos da equipe me transmitiram”, disse Jhon, que tem vivido um 2024 especial: este ano, ele ajudou seus companheiros da Seleção da Colômbia a conquistarem o Grand Prix da IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos), o primeiro título oficial da equipe na história da modalidade.


Favoritos vencem na primeira rodada


A abertura da competição viu os principais candidatos ao título largarem com vitória. Além do Corinthians, que apesar de ser novato joga com o elenco que já integrava o Maestro, um dos times mais fortes da liga, os atuais campeões da Agafuc-RS (Associação Gaúcha de Futsal para Cegos) e a Apace-PB (Associação Paraibana de Cegos), campeã em 2022, estrearam bem.


Reforçados com Luan e Ricardinho, atletas medalhistas de bronze com a Seleção Brasileira nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 que não puderam jogar no ano passado por conta de lesões, os gaúchos da Canoas fizeram fizeram 3 a 0 na Uniace-DF (União dos Atletas Cegos do Distrito Federal) com gols de Nonato (2) e Ricardinho. Já os paraibanos de João Pessoa tiveram mais trabalho para despachar a Apadv-SP (Associação de Pais, Amigos e Deficientes Visuais) por 1 a 0, gol de Jardiel.


Outra equipe da Paraíba, a Apadevi-PB (Associação Paraibana dos Deficientes Visuais), ex-time de Jhon González, que fez 3 a 0 na Acergs-RS (Associação dos Cegos do Rio Grande do Sul), gols de Guegueu (2) e Johnson.

54052589370_4231efd86e_k.jpg
Ricardinho, da Agafuc, ajeita o corpo para chutar com a perna direita, diante da marcação de Leandro, da Uniace.


A rodada teve ainda uma virada do INV-SP (Instituto Nova Visão) sobre a Escema-MA (Escola de Cegos do Maranhão): 2 a 1. Os maranhenses haviam aberto o placar com Vinícius, mas o argentino Ezequiel Fernandes balançou as redes duas vezes para garantir o triunfo ao conjunto paulista. O único 0 a 0 da rodada, que teve 14 gols marcados ao todo saiu do duelo entre AMC-MT (Associação Mato-Grossense de Cegos) e Adesul-CE (Associação D’Eficiência Superando Limites).

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.