Além do título, associação garantiu classificação para a Copa CAIXA Loterias de Goalball 2014, ao lado de outras duas equipes
Por Tadeu Casqueira
Rio de Janeiro (RJ)
A Associação Paraibana de Cegos (APACE-PB) não deu chances para os adversários, e faturou o título do Regional Nordeste de Goalball nas categorias masculina e feminina. A instituição derrotou o IAPQ-PE nas duas finais disputadas neste domingo (11), no ginásio do Centro de Ensino da Polícia Militar, em João Pessoa (PB).
A competição classificou mais quatro equipes para a próxima edição da Copa CAIXA Loterias de Goalball, que será realizada em outubro, também na cidade de João Pessoa (PB). As duas equipes campeãs da APACE-PB estão classificadas. As outras duas equipes foram da categoria masculina, que teve o vice-campeão IAPQ-PE e o 3º lugar ICP-PB como classificados.
A conquista do título nas duas categorias veio com vitórias maiúsculas. Os craques da seleção brasileira se destacaram em ambas as decisões. No masculino, Romário e Leomon dividiram a responsabilidade nos arremessos e foram os autores dos gols na vitória de 13 a 3.
Na outra final, a disputa feminina teve a classe dos arremessos certeiros de Denise. A ala da seleção brasileira tinha ao seu lado a jovem Danielly, demonstrando muito talento e mostrando ser uma grande promessa na modalidade. O título veio com vitória por 11 a 2, que garantiu também a ida para o Brasileiro da modalidade.
Disputa do bronze
Uma das equipes cotadas para a conquista do título no masculino, o ICP-PB ficou com o 3º lugar ao derrotar o CEDEMAC-MA, por 11 a 1, em jogo que valeu também a vaga para a competição nacional. Mesmo com a larga vantagem no placar, os maranhenses, com uma equipe recheada de jovens, realizaram bons jogos, comprovando mais uma vez o desenvolvimento da modalidade no país.
Campeã Regional no ano passado jogando em casa, a ADEVIRN-RN teve algumas perdas importantes em sua e foi para o evento deste ano com uma equipe renovada. Mesmo assim, a associação fez bonito e voltará para o Rio Grande do Norte com a medalha no peito. Na disputa do bronze da categoria feminina, a ADEVIRN-RN jogou contra o conterrâneo IERC-RN e venceu o clássico local por 7 a 4.
Artilharia
Um dos pilares da Seleção Brasileira, Romário Marques não economizou nos gols. Das mãos do craque, a bola balançou as redes adversárias 34 vezes. Número expressivo e que garantiu o posto de artilheiro da competição na categoria masculina.
No feminino, a indicação do prêmio de principal goleadora emocionou Denise. Os 32 tentos foram mais que suficientes para ajudar a equipe a cumprir os dois objetivos: o título e a vaga na Copa CAIXA Loterias. No momento da indicação a atleta não conteve as lágrimas, que simbolizavam o sentimento de dever cumprido.
A competição foi uma realização da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e parceria do Centro de Ensino da Polícia Militar da Paraíba.
Foto: Meninas da APACE-PB vibram com a conquista do título (Tadeu Casqueira/CBDV)
Imprensa CBDV