As grandes exibições de APACE-PB e IBC-RJ garantiram o título da Copa CAIXA Loterias de Goalball 2014 nas categorias, masculina e feminina, respectivamente, na manhã deste domingo (19), no ginásio da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal – APCEF, em João Pessoa, na Paraíba.
A competição foi uma realização da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais – CBDV, o patrocínio da CAIXA Loterias e o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB.
Título com sabor especial
Atual campeão, jogando dentro de casa e contando com dois dos maiores jogadores do Mundo, uma responsabilidade do tamanho da vitoriosa história da APACE-PB. As barreiras que os paraibanos enfrentaram ao longo da competição foram mais além. Os adversários se aplicaram muito dentro de quadra, mas a superioridade do time da casa fez a diferença.
Para conquistar o heptacampeonato nacional, a APACE-PB encarou o SESI-SP. Um time jovem, mas que o talento aflora e se faz valer como uma equipe perigosa, prova disso foi a conquista do título regional. Ainda pela primeira fase as duas equipes se enfrentaram. Os paraibanos venceram com tranquilidade, por 12 a 6.
Ao contrário da primeira partida, o SESI-SP entrou com outro comportamento na decisão. O jogo começou bastante equilibrado. No entanto, segurar Romário e Leomon é tarefa complicada. Os meninos do SESI-SP até que tentaram e se dedicaram. Foram leões dentro de quadra. Mas a cada segundo passado no relógio o time paraibano acelerava mais o jogo e conseguia marcar os gols. O sétimo título brasileiro da história veio com vitória de 8 a 3.
Fim do tabu
Foram três anos batendo na trave – dois vices e um terceiro lugar. Desde o título conquistado em 2010, o IBC-RJ vinha sofrendo constantes derrotas para o trio formado por Márcia, Simone e Evelyne, que levantaram o troféu do brasileiro durante esse período, sendo duas vezes pela APADV-SP (2011 e 2012) e uma pelo SESI-SP (2013).
O destino colocou mais uma vez frente a frente o time carioca e as rivais paulistas. As duas equipes chegaram à final com propriedade. Durante a primeira fase e a disputa da semifinal, SESI-SP e IBC-RJ não tiveram dificuldades para superar as adversárias, tendo, inclusive, conquistado algumas vitórias por game (diferença de dez gols no placar).
Decididas a acabar com sequência do “quase” as meninas do IBC-RJ entraram ligadas no jogo. Os arremessos certeiros de Carol e Victoria e as boas defesas de Neusimar garantiram uma boa vantagem ainda no primeiro tempo com o resultado de 6 a 3. Na etapa final a equipe demonstrou a mesma vontade e ainda marcou mais dois gols, garantindo o título com vitória de 8 a 3.
Prêmios individuais
Muitos dos gols marcados na competição saíram dos arremessos de Filippe Silvestre, da URECE-RJ, e Carol, do IBC-RJ. O medalhista de prata nas Paralimpíadas de Londres 2012 marcou 43 gols, enquanto a capitã da atual campeã brasileira fez 33.
Disputa do 3º lugar
Pelo quarto ano consecutivo a URECE-RJ ficou com o bronze do campeonato nacional. A medalha foi conquistada de forma suada, na vitória de 5 a 4 sobre o CESEC-SP. Pela categoria feminina, a AMC-MT também esteve mais uma vez na disputa do pódio e não decepcionou. Com gols de Cláudia Amorim o time de Cuiabá venceu a URECE-RJ, por 10 a 3.
Foto: Jogadores da APACE-PB levantam o troféu de campeão (Anderson Silva/Inovafoto/CBDV)