Em épocas passadas as duas principais séries do futebol brasileiro – séries A e B – comportavam mais jogadores paraibanos. Na atual temporada dos 20 times da divisão principal apenas Botafogo (com dois), Sport-PE (um), Internacional-RS (um) e Santos (com um) têm paraibanos. Enquanto que, a Série B tem oito atletas nascidos na Paraíba.
O Botafogo Carioca, que disputa o Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão, conta com dois paraibanos. O zagueiro Fábio Ferreira e o lateral Márcio Azevedo (foto).
Natural de Campina Grande, o zagueiro Fábio Ferreira nasceu no dia 4 de outubro de 1984. Nunca jogou em clubes paraibanos.
Ele iniciou a carreira profissional no Corinthians Paulista. Jogou ainda Noroeste-SP, Juventude-RS, Guarani-SP, Vitória-BA até chegar ao Botafogo-RJ.
Márcio Azevedo nasceu na cidade de Guarabira, no dia 2 de maio de 1986. Também saiu da Paraíba ainda garoto e não atuou por clube de sua terra.
O lateral passou pelo Jaguariense-SP, Juventude-RS, Fortaleza-CE, Atlético-PR, antes de chegar no Botafogo Carioca.
Outro paraibano que atua na Série A é o zagueiro Durval que nasceu no dia 11 de julho de 1980, na cidade de Cruz do Espírito Santo.
Ainda garoto jogou no Confiança de Sapé. Depois se transferiu para o Unibol-PE. Ainda defendeu o Botafogo de João Pessoa, Brasiliense, Atlético-PR, Sport-PE e agora é líder no Santos-SP.
O repórter Gláucio Lima lembra que, o lateral Edson Ratinho está no Internacional de Porto Alegre. O jogador começou no América de Caaporã. Jogou no Botafogo antes de se transferir para o Mogi Mirim. Ele ainda atuou no futebol estrangeiro.
Enquanto que, o Sport Recife tem o volante Anderson Paraíba, jogador revelado pelo CSP.
Série B
Sete clube do Campeonato Brasileiro da Série B contam com jogadores paraibanos: América-RN, ABC-RN, Grêmio Barueri-SP, Goiás-GO, São Caetano-SP, Atlético-PR e Vitória-BA.
O Atlético-PR conta com o goleiro Santos, nascido no dia 17 de março de1990 na cidade de Campina Grande. Sempre jogou no clube paranaense.
O América-RN tem o atacante Lúcio Curió, que nasceu no dia 2 de julho de 1984. Ele nasceu na cidade Molungú. Jogou na Desportiva de Gurabira, CSP, Sport-PE, defendeu dois clubes da Coréia e agora atua pelo Mecão. O lateral Walber também atua no América. Jogador atuou no Botafogo.
O Grêmio Barueri-SP apostou no futebol do experiente Marcelinho Paraíba, natural de Campina Grande. Atuou no Campinense, Corinthians-AL, Santos-SP, São Paulo-SP, Sport-PE e atuou no futebol alemão, antes de chegar ao Grêmio Barueri-SP.
O lateral Oziel nasceu em João Pessoa, no dia 10 de agosto de 1984 e atualmente atua no Goiás-GO. Antes ele defendeu Paysandu-PA, Ituano-SP, Macaé-RJ, Duque de Caxias-RJ, Ceará-CE e Guarani-SP antes de chegar no Verdão.
O São Caetano conta com o atacante Ricardinho que nasceu na cidade de Bayeux. Ele foi revelado pelo CSP. Atuou pelo Santa Cruz-PE, Palmeiras-SP, Mogi Mirim-SP, São Paulo-SP, Náutico-PE. Ele ainda atuou no futebol japonês e coreano.
O Vitória-BA tem no seu elenco o lateral Nino que nasceu na cidade de Rio Tinto. O garoto atuou na Desportiva Guarabira, Campinense, antes de chegar no clube baiano.
Outro clube da Série B que conta com jogador paraibano é o ABC de Natal. O volante Sapé começou a carreira no CSP.
Franco Ferreira, especial para www.soesporte.com.br
