Apenas três clubes, CSP, Lucena e Miramar, dos dez que vão disputar o Campeonato Paraibano 2015, não ainda não foram campeões estaduais. Lucena e Miramar, aliás, conquistaram o acesso na 2ª divisão. O trio tentará se juntar aos outros sete clubes do Estadual 2015, todos já com títulos na bagagem.
O Botafogo não é só o maior campeão da Paraíba com 27 títulos, como ainda é o atual campeão. O Campinense, por sua vez, aparece na vice-liderança com 18 conquistas, sendo a última em 2012. Dono de 15 voltas olímpicas, o Treze está na seca desde a temporada de 2011.
Os outros quatro campeões são mais modestos. O Auto Esporte venceu o Paraibano pela última vez em 1992. O clube de João Pessoa acumula seis títulos. O Sousa, por sua vez, ostenta as conquistas de 1994 e 2009. Já o Santa Cruz foi bicampeão em 1995 e 1996. Por fim, o Atlético Cajazeirense tem apenas um título, ganho em 2002.
O Campeonato Paraibano já começa com mudanças. O Estadual 2015 que teria a abertura no último dia 10 só terá início hoje. Na cidade de Sousa, o time do mesmo nome recebe o Auto Esporte, no estádio Antonio Mariz, às 16h. Também às 4 da tarde, em Campina Grande, o Lucena encara o Atlético de Cajazeiras, no estádio Amigão. Já, o CSP atua contra o Santa Cruz de Santa Rita, no estádio Almeidão, às 16h, em João Pessoa.
A mudança na tabela aconteceu devido, os dirigentes de Treze e Campinense temerem represálias por parte da Confederação Brasileira de Futebol. A diretoria do Botafogo também aderiu a decisão dos clubes de Campina Grande. Com isso, os três tradicionais clubes do Estado não participam das três primeiras rodadas da competição.
Pela atual tabela os três times estreiam na quarta rodada, dia 1º de fevereiro. O Botafogo receberá o Miramar, no estádio Almeidão, em João Pessoa. O Campinense pegará o CSP, no estádio Amigão, em Campina Grande. Já o Treze faz o primeiro jogo, encarando o Santa Cruz de Santa Rita, no estádio Presidente Vargas, em Campina Grande.
Segundo o regulamento, a competição estadual, na Primeira Fase, os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os quatro melhores colocados se classificarão para o quadrangular final, enquanto os dois piores serão rebaixados à 2ª divisão.
No Quadrangular Final, os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. O clube que fizer o maior número de pontos ficará com o título estadual. O campeão e o vice terão vagas na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil 2016. O vencedor ainda ficará com a vaga do Estado na Série D.

















