A segunda turma do curso RAP-FIFA Feminino foi aberta oficialmente na noite desta segunda-feira (19). O evento deu início à pré-temporada de 33 profissionais (15 árbitras e 18 assistentes), que permanecerão no Rio de Janeiro até a sexta-feira (23).
A condução das aulas é 100% feminina, tendo Regildênia Moura, responsável pela arbitragem feminina da CBF, como principal comandante das atividades. A paraibana Ruthiana Camila participa do evento.
Regildênia terá a seu lado as instrutoras brasileiras Janete Arcanjo, Ana Karina, Simone Xavier, Aldeilma Luzia, Izabel Moura, Cleidy Mary e Silvia Regina, primeira mulher a apitar jogos do Campeonato Paulista A-1 e da Série A do Campeonato Brasileiro.
O curso também terá a presença de duas instrutoras da FIFA: a chilena Barbra Bastias e a uruguaia Ana Leite. Na primeira turma, a argentina Sabrina Lois fez parte da pré-temporada.
“A expectativa é muito grande para realizar mais um grande trabalho para desenvolver as árbitras e instrutoras do Brasil. Quando fazemos esse intercâmbio com as instrutoras FIFA, acaba que desenvolvem as nossas instrutoras para que elas possam replicar nos estados e também ajudar no desenvolvimento das árbitras do Brasil”, enalteceu Regildênia.
Curso RAP-FIFA – Segunda turma da pré-temporada da arbitragem feminina
Créditos: Joilson Marconne / CBF
Encarregada das atividades físicas, Ana Leite e Barbra Bastias elogiaram a iniciativa da CBF de realizar um curso inteiramente feminino, desde participantes a instrutoras.
“Estar no Brasil é um prazer, é uma federação das melhores da América do Sul e do mundo. É sempre uma honra estar aqui. O desenvolvimento feminino que estamos vendo é gigante. Para mim, é o primeiro curso que venho que somos todas mulheres, instrutoras, técnicas, físicas, participantes. É um prazer mais grande ainda ver isso na América do Sul”, disse Ana Leite.
“A Federação Brasileira é uma federação forte em conhecimento, em capacidade, em desenvolvimento, sempre está em vanguarda. E isso é uma prova disso. Fazer um curso onde todo o staff técnico e participantes sejam femininos é algo que é um progresso para nós”, exaltou Barbra Bastias.
Segunda turma da pré-temporada da arbitragem feminina foi aberta
Créditos: Joilson Marconne / CBF
Árbitra do quadro da FIFA e filiada à Federação Mineira de Futebol (FMF), Andreza Siqueira comentou a oportunidade de se desenvolver em um curso 100% de mulheres.
“É excelente para o quadro feminino, porque a gente pode ter uma interação melhor com árbitras de outros estados. É uma forma de adquirir conhecimento com as instrutoras, que também são mulheres. É uma valorização do quadro feminino, tanto da CBF, e é um exemplo para o mundo também”, agradeceu.
A abertura da segunda turma acontece no dia seguinte a um marco histórico para a arbitragem brasileira. Na final da Supercopa Feminina entre Corinthians e Cruzeiro nesse domingo (18), a árbitra Deborah Cecília Cruz Correia explicou, pela primeira vez, para todo o estádio a decisão revisada pelo VAR. A ação conta com a aprovação da FIFA e busca levar mais transparência aos torcedores.
Curso RAP-FIFA – Segunda turma da pré-temporada da arbitragem feminina
Créditos: Joilson Marconne / CBF
Confira as árbitras que participarão do curso:
Amazonas
Aline Miranda
Bahia
Jady Caldas
Jamily Costa
Ceará
Elizabete Gomes
Débora Beatriz
Distrito Federal
Cassia Franca
Anna Carolina Souza
Goiás
Jordana Pereira
Maranhão
Nicolly Freitas
Minas Gerais
Andreza Siqueira
Francielly Lima
Juliana Nascimento
Pará
Gleika Pinheiro
Paraíba
Ruthyanna Silva
Pernambuco
Elaine Silva
Elaise Juliana
Piauí
Maura Cunha
Paraná
Maria Brandelero
Rio de Janeiro
Luciana Mafra
Rejane Caetano
Juliana Martins
Michele Cristina
Rio Grande do Norte
Debora Rayane
Rio Grande do Sul
Andressa Hartmann
Estefani Adriati
Santa Catarina
Jaqueline Blasius
Taís Cristovão
São Paulo
Daiane Muniz
Marianna Batalha
Juliana Vicentin
Marcela Almeida
Patrícia Carla
Tocantins
Alvani Brito


















