As chances da Paraíba na Copa do Nordeste - SóEsporte
Futebol

As chances da Paraíba na Copa do Nordeste

As chances da Paraíba na Copa do Nordeste

O futebol da Paraíba chega na última rodada podendo ter Botafogo e Sousa ou nenhum dos dois na segunda fase a Copa do Nordeste 2022

Por Iago Sarinho

Com três representantes na edição de 2022 da Copa do Nordeste a Paraíba tem, neste ano, sua maior participação no maior torneio regional do país. No entanto, quantidade nem sempre significa qualidade. Hoje, a disputa define seus últimos classificados para a segunda fase do Nordestão. Aqui no blog, você confere a situação em que cada paraibano se encontra na última rodada da primeira fase da “Lampions”.

Todos os 10 jogos da última rodada da primeira fase da competição acontecem neste sábado, às 17h45. Com um time já eliminado e dois na briga, o futebol paraibano pode terminar com dois classificados, um ou nenhum. Partindo do já eliminado Campinense, para uma improvável classificação do Sousa e chegando ao Botafogo que depende só de si. Veja abaixo a situação de cada um dos paraibanos na Copa do Nordeste.

A despedida da Raposa

Na sexta colocação do Grupo A e com apenas seis pontos somados em 8 jogos, o Campinense entra em campo apenas para cumprir tabela. O time de Campina Grande chegou com boas expectativas no torneio. Porém, não houve tempo nem para nadar e morrer na praia. Na última rodada, jogando em casa, com o Ceará, o máximo que a Raposa pode fazer é atrapalhar a vida do líder do Grupo B. Algo que o time fez com Botafogo, ao empatar com o Belo, no Almeidão, e impedir a classificação antecipada do rival.

Nem Iguatu foi capaz de impedir a eliminação do Campinense
Foto: Samy Oliveira/Campinense

A esperança é verde, confere, Dinossauro?

Com 10 pontos na tabela do Grupo B, o Sousa também está na sexta colocação. No entanto, o Dinossauro do Sertão ainda possui chances de classificação. Para tal, precisa, antes de mais nada vencer seu compromisso diante do Atlético de Alagoinhas. O time baiano joga em casa e precisa apenas de um empate para avançar de fase. Jogando fora do Marizão, o Sousa ainda não venceu nenhuma partida no Nordestão.

Se conseguir vencer seu jogo, o Sousa poderá começar a pensar em classificação. Porém, para isso, o time terá que torcer por derrota do Botafogo (3º colocado com 12 pontos) e empates ou derrotas de Náutico (4º com 11) e Bahia (5º com 10). O Belo tem o compromisso mais difícil entre esses três, pois joga fora de casa diante do Sampaio Corrêa, time com chances de classificação.

Enquanto isso, o pernambucanos jogam, fora de casa, contra o já eliminado Globo. Já os baianos enfrentam o Sergipe, pior time a disputa, também fora de seus domínios. Diante desse cenário, as chances do Sousa são remotas, contudo, existem. Na realidade, em caso de vitória do Sousa e tropeços de Náutico e Bahia, a Paraíba pode até contar com dois times classificados ao término da rodada, porém, é difícil acreditar nessa hipótese.

Mesmo dependendo de uma série de combinações para se classificar, Dinossauro segue no páreo
Foto: Divulgação/Sousa

Belo depende só de si, vantagem real ou problema?

Já virou brincadeira interna: sempre que depende apenas de si, o Botafogo vacila. Essa é uma das sinas que o torcedor do Belo espera deixar para trás, no dia de hoje. No entanto, a missão não é fácil, apesar de ser simples. Basta vencer seu compromisso que o time da estrela vermelha estará classificado. Além disso, em caso de empate e até mesmo derrota, o time paraibano ainda pode se classificar.

Se empatar contra o Sampaio, o Belo precisa torcer por tropeços de dois de seus três concorrentes, não importando qual deles. Nessa opção, o time pode ainda torcer por vitórias de Náutico e Sousa – por menos de 3 gols do Dino – ou uma combinação Bahia e Sousa – por menos de 3 gols do time sertanejo.

Em caso de derrota botafoguense, como o Náutico possui melhor saldo de gols, aí o Botafogo terá que torcer para que o time pernambucano perca e que apenas um time entre Sousa e Bahia vençam. Outra possibilidade é torcer por empate ou derrota de Sousa e Bahia. Ainda há uma terceira possibilidade, porém ela é ainda mais remota.

Nesse caso, será necessário torcer por empate ou derrota dos três adversários. Porém, nessa possibilidade, se o Belo perder e o Timbu empatar, o time paraibano ainda cairá para a quarta colocação.

União do elenco e foco são as palavras de ordem no Belo para hoje
Foto: Guilherme Drovas
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.