Com a presença dos presidentes e representantes das 27 federações filiadas, do representante da Associação dos Atletas Profissionais de Basquetebol do Brasil (AAPB), Douglas Viegas, e do presidente da CBB, Carlos Nunes, foi realizada, nesta quarta-feira (dia 26), no Rio de Janeiro, a Assembleia Geral Ordinária da entidade. Também estiveram presentes, o Secretário Geral da FIBA Américas, Alberto Garcia, o presidente da ABASU, Gerasime Grego Bozikis, e os membros da diretoria da CBB.
Após as explanações dos presentes e o parecer do Conselho Fiscal, as contas relativas ao exercício 2013 da Confederação foram aprovadas pela maioria, abstendo-se apenas a Federação Paranaense de Basketball. Em seguida, o Secretário Geral da FIBA Américas, Alberto Garcia, apresentou a proposta da entidade para o desenvolvimento do basquete de base do Brasil e falou sobre a importância do país no cenário mundial, o planejamento da FIBA Américas para os próximos anos e o desenvolvimento da modalidade em todo planeta.
Na sequência, o vice-presidente de esporte da IMX, Ênio Ribeiro, explicou como será o trabalho desenvolvido pela empresa nos próximos anos em parceria com a CBB e as federações. Por último, o Diretor Técnico da CBB, Vanderlei Mazzuchini, apresentou o relatório das atividades da temporada 2013 e detalhou o calendário de 2014, com ênfase para as seleções brasileiras, o basquete 3×3 e os Campeonatos Brasileiros de base.
O representante da Associação dos Atletas e Diretor Executivo da entidade, Douglas Viegas, destacou sua presença na Assembleia.
“Esta é a primeira vez que um órgão representativo dos atletas participa de uma Assembleia da CBB, o que vai ser uma constante daqui para frente. Creio que seja um marco importante, já que nunca os atletas tiveram chance de participar de qualquer reunião como essa podendo colocar suas opiniões e reivindicações”, comenta Viegas.