Até onde vai o CSP? Terceiro colocado no atual Campeonato Paraibano de 2015, o bicolor tem uma história curiosa quando o assunto é futebol profissional. Desde que subiu para a Primeira Divisão nunca correu o risco de ser rebaixando, mas a melhor colocação foi o vice-campeonato em 2011.
Fundado há 15 anos, O Centro Sportivo Paraibano (CSP) se profissionalizou em 2007, passando a disputar o a Segunda Divisão do futebol paraibano. O primeiro título aconteceu em 2010, campeão da segundona. No mesmo ano ficou com a segunda colocação da Copa Paraíba, empatando com o Botafogo (1×1), gol polêmico, validado pelo árbitro João Bosco Sátyro, para os botafoguenses, aos 45 minutos.
No primeiro ano como integrante da Primeira Divisão, em 2011, o CSP foi vice campeão estadual. Em 2013, o time ficou na terceira colocação e foi o quarto no ano passado. O CSP nunca correu o risco de ser rebaixado. Nos quatro anos de componente da elite do futebol paraibano, o CSP se classificou três vezes para o quadrangular final.
“O CSP se estabelece nas competições, com clubes tradicionais, como Treze, Botafogo, Campinense, Auto Esporte, Sousa”, lembra o presidente do Conselho Deliberativo do clube, Josivaldo Alves. Quando o assunto é tentar o titulo ele destaca. “Por mim, o time já tinha conseguido este objetivo. Mas é muito difícil. Não temos torcida que grite, para cobrar de um árbitro, como acontece com os times grandes”.
O elenco profissional do CSP sempre conta com 70% a 80% de jogadores relevados no clube. Este ano, segundo Josivaldo, o time que disputa o Campeonato Paraibano segue esta mesma filosofia. “Acreditamos nos nossos atletas que começam ser avaliados com 13 anos de idade”.
Destaca o dirigente que, o CSP não disputa competições de juniores. “Investimos no infantil e juvenil. Depois disso, o atleta tem que ser profissionalizado ou segue a vida com outra profissão que não seja o futebol”. O CSP disputou a Copa São Paulo três vezes, saindo duas sem perder, em 2009 e 2014.
A proposta do CSP é continuar revelando jogadores como tem acontecido ao longo de sua história. A lista de atletas com passagem pelas categorias do clube tem – Ricardinho, Oberdan, Lúcio Curió, Tazinho, Bobô, Paulo Henrique, Sapé, Anderson Paraíba, Douglas Santos, Suelinton, Soares, Jailton.


















