Considerada uma das principais esportistas do atletismo adaptado, Elizabeth Gomes, da equipe apoiada pela associação, garantiu vaga na Seleção Brasileira no Mundial de Atletismo em Lyon, na França
Foi anunciada a lista de paratletas convocados para a seleção que vai representar o Brasil no Mundial de Atletismo em Lyon, na França. A delegação brasileira terá 60 integrantes, entre atletas, atletas-guia e corpo técnico. São cinco representantes de São Paulo e, entre as atletas, está Elizabeth Rodrigues Gomes,da equipe ADD/Fast Wheels, apoiada pela ADD – Associação Desportiva para Deficientes, por meio da parceria do Bank of América e do Instituto Alcoa, além de apoiadores como Avianca, Fila e Prefeitura de Santos.
O mundial será realizado entre os dias 19 e 28 de julho e é a competição mais importante da modalidade nesta temporada. Trata-se do primeiro campeonato mundial do atletismo paralímpico no novo ciclo rumo aos Jogos do Rio-2016.
Exemplo de superação
A atleta iniciou sua carreira esportiva em 1996 e não parou mais. Além do atletismo, Elizabeth atuou em diferentes modalidades, como o Basquetebol em Cadeira de Rodas, Arremesso de Peso, Lançamento de Disco e Lançamento de Dardo. Passou por importantes equipes do Basquetebol em Cadeira de Rodas, além de integrar a Seleção Paulista Feminina e a Seleção Brasileira de Basquete, para então dedicar-se às provas de atletismo com a equipe ADD/Fast Wheels.
No atletismo já coleciona diversos títulos, como campeã dos Jogos Regionais e Abertos do Interior (2000 a 2012) e do Torneio Regional de Atletismo em São Paulo (2003). É campeã brasileiro de 2007 a 2012 (2007 a 2008 nos 100, 200 e 400 metros; de 2009 a 2012 no peso e disco) e ouro no peso e no disco no Open Internacional de Atletismo 2013.
Atleta da classe funcional F54, Elizabeth é a atual recordista brasiliera de peso e disco, tanto na sua classe atual, quanto nas classes F53 e F55. No cenário internacional, lidera o ranque mundial no lançamento de disco, sendo recordista para-paranamericana no peso.
“Foram seis meses de trabalho duro com a equipe. Todos foram essenciais, pois me ajudaram a quebrar recordes e alavancar meu potencial de uma forma muito positiva nesse meio tempo”, conta Elizabeth. “Ser convocada para a equipe mundial brasileira de atletismo é mais um sonho realizado, fico muito feliz de ter chegado até aqui!”, comemora a atleta.
Sobre a ADD – Associação Desportiva para Deficientes
Criada em 1996, a ADD – Associação Desportiva para Deficientes é uma entidade sem fins lucrativos com o intuito de promover o desenvolvimento da pessoa com deficiência por meio do esporte, educação e cursos de capacitação. Além do atletismo, a associação ainda apoia atletas das modalidades ciclismo tandem e handcycle.
O projeto ADD Escola de Esporte Adaptado visa desenvolver o potencial paradesportivo em crianças e adolescentes com deficiência, com idade de seis a dezoito anos, ressaltando os aspectos educacionais. O objetivo é proporcionar ao participante a oportunidade de desenvolvimento integral como ser humano.
A ADD também faz a gestão de equipes competitivas profissionais: a ADD/Magic Hands e ADD/Magic Wheels no basquete em cadeira de rodas, e o vôlei sentado, com a Equipe ADD Hands Teams.
A ADD tem como patrocinadores as empresas Bank of America, Bicbanco, Carglass, SESVESP, Facchini, Duratex, Deca, Duraflora, Allergan, Azul Seguros, Tozzini Freire, Racional Engenharia, Fiat, Cardif, Comgás. Entre os vários apoiadores estão Colégio Dante Alighieri, Colégio Alberto Levi, Céu Caminho do Mar, Unip, Academia Ecofit, American Airlines e Runner Club. São mais de 11 mil pessoas atendidas diretamente e milhares indiretamente. www.add.org.br.
