Atleta treina nas férias para não perder condicionamento - SóEsporte
Futebol

Atleta treina nas férias para não perder condicionamento

Com 13 anos de idade chegou aos 1.96 m de altura. Ainda garoto dos 5 aos 8 anos iniciou a prática esportiva migrando pela natação, capoeira, judô, futebol de salão, futebol de areia, mas se adaptou mesmo no basquetebol. Nesse esporte ele tomou gosto conquistando os títulos de campeão paraibano, jogos escolares e torneios regionais de sua categoria até ficar na terceira colocação do Campeonato Brasileiro, colocando a Paraíba pela primeira vez na Primeira Divisão.

Este é um pouco da história de Franco Ferreira de Sousa, filho de Jefferson Almeida de Sousa e Cassiana da Silva Ferreira. Ele é neto de Edivaldo Almeida e Antônia Almeida de Sousa por parte de pai e de Franco Ferreira e Gloria Ferreira pelo lado da mãe. O gigante da família tem a credibilidade para se tornar um jogador de basquetebol profissional e recebe o incentivo do professor Adriano Lucena, o responsável pelos primeiros ensinamentos ao garoto.

Nascido no dia 4 de fevereiro de 1999, final do século XX, Franco Ferreira de Sousa tentou praticar a natação no Clube dos Oficiais, com cinco anos de idade. Depois passou a fazer capoeira no CA, tendo como professor Juliano Coiote. Franco Ferreira de Sousa também jogou futebol de salão e foi campeão da Taça Sesc Sub 5, sendo orientado pelos professores Nivaldo e Limeira.

Por ser muito alto, era um jogador desajeitado junto aos coleguinhas, todos miudinhos. Também foi campeão paraibano Sub 7, jogando pelo Moroni, no futsal, comandado pelos professores Célio Freire e Alexandre. Na época os treinos eram realizados no Sindicato dos Bancários, na Avenida Beira-Rio.

Na decisão eles empataram com o Clube dos Oficias, jogando na casa do adversário, em jogo que teve uma pressão foram do comum, da torcida local, formada por pais e mães dos meninos do COPM. Em seguida, quando estava com oito anos, passou a praticar judô sendo orientado pelos professores Celso e Jordânia, no Esporte Clube Cabo Branco, em Miramar.

Depois se transferiu para a Academia Magno nos Bancários tendo como professor Renato Vieira. Ainda fez um estágio no futebol de areia, com os professores Cássio Freire e Alexandre. Até que Franco Ferreira de Sousa se adaptou e frequentava com vontade os treinos.

Quando ele completou 9 anos, Franco Ferreira de Sousa, entrou no basquetebol do Colégio Lourdinas, recebendo as primeiras orientações dos professores Elizangela Nascimento e Adriano Lucena, treinando já na categoria pré-mirim obteve suas primeiras medalhas em competições não oficiais.

Entre as conquistas está o Festival Paraíba x Rio Grande do Norte. Em 2010 passou a treinar no Colégio Motiva, com onze anos de idade já atuava pelo Sub 13, fazendo parte do time campeão paraibano. Ganhou ainda o Torneio PB teen, em João Pessoa.

Durante este período ele ainda disputou a Copa Sesc em Recife, atuando pelo Colégio Motivo, daquela cidade, onde foi campeão. Ainda foi campeão em 2011 dos Jogos Escolares Municipais e medalha de prata nos Jogos Escolares Estaduais. Já estudando no Motiva foi campeão dos Jogos da Amizade que reúne cerca de dez escolas do Nordeste, todos os anos. Competição que foi disputada em Campina Grande.

Mas, as maiores conquistas na carreira de Franco Ferreira de Sousa aconteceram na temporada de 2012, campeão dos Jogos da Amizade, disputados em João Pessoa. Medalha de ouro nos Jogos Escolares da Primeira Região e dos Jogos Escolares Estadual, disputado com os vencedores das outras regiões de ensino.

Ainda representou a Paraíba nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, em Poços de Caldas, Minas Gerais. O maior feito de Franco Ferreira de Sousa foi fazer parte da delegação paraibana medalha de bronze no Campeonato Brasileiro Sub 15, disputado na cidade de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. Esta foi a primeira fez que o basquetebol masculino paraibano teve acesso à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro.

Para completar a temporada de 2012, Franco Ferreira de Sousa ainda foi campeão paraibano de basquetebol, categoria até 13, com o colégio Motiva de João Pessoa, vencendo o Geo Sul, por 57 a 16, em jogo disputado, no ginásio do Motiva.

Além disso, Franco Ferreira de Sousa ainda recebeu o troféu de cestinha da competição, tendo marcado 200 pontos. Mesmo com as férias do Colégio e o recesso dos treinos de basquetebol, o atleta Franco Ferreira não parou os preparativos e tem frequentado academia e treinado basquete, que de maneira leve. Seu o objetivo é voltar, no final de janeiro, com bom condicionamento físico.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.