A NBA (National Basketball Association) e a Federação Internacional de Basquete (FIBA) anunciaram nesta quarta-feira, dia 27, a 15ª edição do ‘Basquete Sem Fronteiras’ (Basketball Without Borders), programa social global de desenvolvimento de basquete em comunidades.
Este ano, os melhores jogadores jovens da América Latina e Caribe estarão reunidos em Santo Domingo (República Dominicana), entre os dias 13 e 16 de agosto, para o BSF. Haverá outros eventos no calendário, incluindo a volta do BSF África a Johanesburgo (África do Sul), onde acontecerá pela 12ª vez (entre 29 de julho e 1º de agosto), e o primeiro acampamento na Europa, entre os dias 2 e 5 de junho, na ilha Gran Canária (Espanha).
Dentro do ‘Basquete Sem Fronteiras’, os principais jogadores do mundo nascidos a partir do ano de 1998, terão a oportunidade única de aprender com os jogadores da NBA e da FIBA, ‘Lendas’ e técnicos, e competir contra os principais jogadores de cada continente.
Além do trabalho com os campistas dentro de quadra, os técnicos e jogadores da NBA e da FIBA vão liderar o programa ‘NBA Cares’, que promove o lado sócio-esportivo em áreas de risco e/ou baixa renda. O foco principal está na educação, no desenvolvimento do basquete na base, na saúde e bem-estar crom a criação de legados para as comunidades. Através do ‘Basquete Sem Fronteiras’ criou 66 projetos ao redor do mundo onde crianças e suas famílias podem conviver, aprender e brincar.
O primeiro evento do ‘Basquete Sem Fronteiras’ foi realizado em Treviso (Itália), em 2001, levando ainda 50 crianças da extinta Iugoslávia. O programa se expandiu e se transformou numa iniciativa mundial com a assinatura da parceria NBA e FIBA. Os participantes estarão usando roupas e tênis da coleção atual da Nike, parceira mundial do ‘Basquete Sem Fronteiras’ desde 2002.
O BSF já alcançou mais de 2.300 jovens de mais de 120 países e territórios, com 33 participantes tendo sido draftados pela NBA. O camaronês Joel Embiid (Philadelphia 76ers / BSF África 2011) foi o atleta draftado na melhor posição tendo sido selecionado na terceira posição no Draft 2014 da NBA. Ao todo, 22 participantes do BSF estiveram na temporada regular 2014-2015, incluindo o espanhol Marc Gasol (Memphis Grizzlies), que participou do All-Star 2015 (BSF Europa 2003), o italiano Marco Belinelli (San Antonio Spurs), campeão da liga em 2014 (BSF Europa 2004), e o montenegrino Nikola Mirotic (Chicago Bulls), segundo mais bem votado na eleição do ‘Calouro do Ano da NBA 2014-2015 (BSF Europa 2008).
A NBA e a FIBA apresentaram, em parceria, o primeiro acampamento global ‘Basquete Sem Fronteiras’, durante o NBA All-Star 2015, em fevereiro deste ano, em Nova York. O acampamento, organizado pela primeira vez nos Estados Unidos, passa a ser agora uma tradição anual para levar ao país jogadores de todo o mundo durante o NBA All-Star Weekend para uma celebração global do esporte. O ‘Basketball Without Borders Global Camp’ do All-Star 2016, em Toronto (Canadá), vai reunir os principais atletas dos eventos BSF realizados em todo o mundo.
Mais detalhes sobre o ‘Basquete Sem Fronteiras’ Américas, em Santo Domingo, incluindo a lista de participantes, técnicos e jogadores da NBA, serão informados em breve.
Samy Vaisman / NBA Brasil
