ATP OFICIALIZA NO BRASIL: GUGA INTEGRA O ATP HERITAGE - SóEsporte
Especiais

ATP OFICIALIZA NO BRASIL: GUGA INTEGRA O ATP HERITAGE

Um ano após entrar para o Hall da Fama do Tênis Internacional, Gustavo Kuerten protagoniza mais um capítulo da história do esporte mundial. Hoje a ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) anunciou oficialmente, em São Paulo, que o tricampeão de Roland Garros integra o ATP Heritage, programa que comemora os 40 anos do ranking, evidenciando as conquistas dos dezesseis tenistas profissionais que finalizaram o ano como número 1.

A coletiva reuniu no prédio histórico dos Correios, o diretor Eugênio Valentim da Silva, representando o presidente da instituição, Wagner Pinheiro de Oliveira, o chief player officer e diretor do Barclays ATP World Tour, Andre Silva, Gustavo Kuerten, convidados e jornalistas. Silva veio ao Brasil para lançar oficialmente a campanha ATP Heritage na América Latina que culmina com o jantar de gala que será realizado, em Nova York, no próximo dia 23, com a presença de todos os 16 tenistas homenageados (Gustavo Kuerten, Jimmy Connors; Ilie Nastase; Novak Djokovic, Rafael Nadal; Roger Federer, Andy Roddick; Lleyton Hewitt; Andre Agassi; Pete Sampras; Jim Courier; Stefan Edberg;
Mats Wilander;  Ivan Lendl; John Mcenroe e Bjorn Borg).

“É um grande prazer anunciar o nome do Guga como o único sul-americano a figurar entre as grandes lendas do tênis”, declarou Andre Silva. O diretor de torneio da ATP também fez questão de relembrar que o fato de Hewitt ter sido número 1, em 2001, na Austrália, não se concretizaria caso o master tivesse sido realizado no Brasil. “Tenho certeza que você manteria a liderança do ranking se a disputada fosse no saibro brasileiro”, disse.  O tricampeão também recordou as lembranças de 2001. “Eu estava na frente do Lleyton Hewitt e vinha de um momento mais importante na minha carreira, depois de ter vencido, no ano anterior,  Sampras e Agassi no mesmo torneio. Considero 2001 o meu melhor ano disparado no circuito”, explicou Guga que também recebeu presentes da ATP, um quadro com a foto oficial logo após a vitória, em Lisboa que resultou na conquista do primeiro lugar do ranking mundial e um selo comemorativo criado pelos Correios.

Durante a entrevista Guga respondeu questões relacionadas ao desenvolvimento do tênis brasileiro. “Esse momento, pré-olímpico, é super propício para dar a virada no tênis. Talvez o país não tenha uma oportunidade como essa nos próximos 50 anos. A gente quer ver o tênis nacional florescer. Temos garotos muito bons, ainda são pouco para o nosso potencial, mas o Brasil pode ter jogadores entre os cem melhores, precisamos ter uma cultura do tênis”, afirmou Gustavo Kuerten. O ex-número 1 declarou estar disposto a contribuir com o tênis e citou as iniciativas que contam diretamente com o seu envolvimento, como a Semana Guga Kuerten, torneio internacional que acontece em outubro, em Florianópolis, e as Escolinhas Guga de iniciação ao tênis. “Atualmente nós temos oito unidades no Brasil, mas pretendemos nos próximos 10 a 20 anos contar com 150 a 200 unidades. As crianças precisam gostar do tênis. Essa foi a primeira lição que eu recebi do Larri (Passos)”, declarou Guga que já confirmou presença no evento de gala do ATP Heritage, em Nova York.

Clarissa Machado Santos
Assessora de Imprensa

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.