Gaúcha Monica Santos somou seis vitórias na manhã desta sexta-feira, 15, e garantiu presença na final da competição nacional. Evento é realizado em Curitiba (PR) e conta com 42 esgrimistas de 5 Estados
A gaúcha Monica Santos (ASASEPODE) foi o grande destaque na manhã desta sexta-feira, 15, no primeiro dia de competição da II Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas. No ginásio da Sociedade Esportiva Thalia, em Curitiba, a atleta passou para a fase de mata-mata da espada feminina A com 100% de aproveitamento, venceu os seis combates que disputou e é grande candidata a conquistar a medalha de ouro contra a outra finalista Scheila Mattik (ADFP), do Paraná.
Há três temporadas como líder do ranking brasileiro na espada e florete, categoria A, Monica Santos não decepcionou na sua estreia na capital paranaense. Respeitada pelas adversárias, ela não quer deixar o posto que ocupa, e treina firme. “Desde 2012, estou em primeiro do ranking e na Seleção Brasileira. Treino de oito a nove horas por dia e acredito que é essa determinação que me faz estar aqui”, ressaltou.
Competindo na esgrima em cadeira de rodas há apenas quatro anos, Monica Santos é uma grata surpresa da modalidade. Logo na primeira competição, em 2011, conquistou um bronze na espada, e o feito despertou interesse nela. “Eu fazia basquete e percebi que teria sucesso na esgrima porque só depende de mim. Quero estar nos Jogos Paralímpicos do Rio-2016 e vou brigar até o fim”, ressaltou a esgrimista que para alcançar o feito precisa estar entre as 16 primeiras no ranking mundial.
Mônica Santos ficou paraplégica aos 18 anos devido a um angioma medular. A doença aconteceu com dois meses de gestação e ela perdeu o movimento das pernas. Após o nascimento de sua filha, chegou a fazer uma cirurgia, mas sem êxito.
Na disputa entre os homens, na espada B também não houve surpresa. Favorito, o campeão paralímpico e atual líder do ranking mundial na espada categoria B, Jovane Guissone, também passou para a fase final com 100% de aproveitamento com seis vitórias. Quatro na fase de poule (grupo) e mais dois combates no mata-mata. Ele encara o paranaense Rodrigo Massarutt (ADFP) na decisão da espada B.
No fim do dia, também serão conhecidos, em Curitiba, os campeões do florete masculino A e C e espada feminina B. A competição se estende até domingo, 17. Com 42 atletas de cinco estados (Minas Gerais, São Paulo, Pará, Rio Grande do Sul e Paraná). Este número é recorde de participantes em competições nacionais.
