Aumento das vagas na Copa do Mundo faz a Conmebol rever formato das Eliminatórias
Elcio Mendonça/Redação RedeTV
Entidade sul-americana estuda modelo mais curto a partir do Mundial de 2026
![Foto: Lucas Figueiredo/CBF](https://images.redetv.uol.com.br/public/esporte/redetviesportes/20220330165751PxBBXVyxEt.jpg)
Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Com a ampliação de 32 para 48 seleções a partir da Copa do Mundo de 2026, a Conmebol já se mobiliza internamente para mudar o formato das Eliminatórias.
Nos bastidores é dada como certa a alteração no regulamento. É senso comum na Confederação Sul-Americana de que o aumento para seis vagas diretas, além de uma sétima para a repescagem, tirará o interesse do público pelo qualificatório.
A tendência é a Conmebol abrir mão das 18 datas usadas no modelo atual e diminuir para 10. Ainda não se sabe qual será o novo formato, mas é possível que as equipes sejam divididas em dois grupos.
A redução no número de jogos também tem relação com a aproximação da entidade com a UEFA. A ideia é que os sul-americanos possam também disputar a Liga das Nações, torneio criado pela co-irmã europeia em 2018.
De olho no Mundial do Catar, no final deste ano, a Conmebol já definiu os seus representares: Brasil, Argentina, Equador e Uruguai. O Peru ainda tem chances de classificação, disputando em junho a repescagem contra um representante da Ásia.
![](https://soesporte.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Logo-320x91-1.png)