Nesta quinta-feira, 22, acontecem as últimas partidas da fase classificatória dos Jogos Universitários Brasileiros 2015. Pela manhã, as meninas do UNOCHAPECÓ – SC e do UNINASSAU – PE, do Basquete, entraram em quadra apenas para definirem a ordem de classificação, já que ambas venceram os dois primeiros jogos e já se classificaram para as semifinais.
Antes do jogo principal, as equipes UCDB – MS e Maurício de Nassau – PB se enfrentaram para determinar o terceiro e quarto lugar da chave. O clima no começo estava tranquilo e a partida bastante equilibrada, até que as meninas do Mato Grosso do Sul conseguiram abrir uma leve vantagem no placar, o que fez com que o técnico paraibano, Adriano Lucena, ficasse com os nervos à flor da pele. Por fim, toda essa situação só serviu para fortalecer a UCDB, que venceu o jogo com vinte pontos de vantagem, por 61 a 41.
Logo em seguida, UNOCHAPECÓ – SC e UNINASSAU – PE entraram em quadra. Antes do início do jogo, Camila Schneider, atleta do Chapecó, que está em seu quarto JUBs, falou sobre suas expectativas. “Vamos jogar com um time de alto nível, com atletas que passaram pela Seleção. Claro que admiramos todas, mas não vamos nos intimidar, até porque o nosso time também tem muito potencial”, disse.
O que ninguém esperava era que o time bicampeão do JUBs, o UNINASSAU, fosse começar o jogo perdendo. A equipe entrou dispersa em quadra, perdendo muitas oportunidades de pontuar e com muitas falhas na defesa, fórmula perfeita para a Unochapecó vencer. O primeiro quarto do jogo terminou 14 a 7 para as catarinenses.
O segundo quarto foi o momento de acalmar os ânimos, concentrar e colocar em prática tudo aquilo que a equipe pernambucana treinou para o JUBs. Aos seis minutos, a UNINASSAU virou o placar e as atletas ficaram mais atentas e envolvidas no jogo. Fecharam o segundo período com uma leve vantagem, 34 a 28.
Os dois últimos quartos foram a comprovação da experiência da UNINASSAU – PE. O técnico Roberto Dornelas, sempre calmo e atencioso, se preocupava em dar direcionamentos específicos do banco de reservas, enquanto Adrianinha, jogadora destaque do time, comandava suas companheiras dentro das quatro linhas.
Daí em diante, a torcida teve o prazer de ver jogadas bem construídas, passes bem executados, habilidades individuais acentuadas e um entrosamento coletivo diferenciado. Não foi a toa que as pernambucanas ganharam o jogo por 61 a 39, fechando a fase classificatória no primeiro lugar do grupo A.
Dona de uma medalha de bronze olímpica, a armadora Adrianinha comemorou a oportunidade de participar dos Jogos Universitários. “Eu levo muito a sério, mas ao mesmo tempo me divirto e aproveito. É ótimo estar em uma competição como o JUBs”, comemorou. Ela ainda comentou sobre a partida de hoje. “Jogamos contra uma equipe forte, mas aos poucos entramos no jogo, conseguindo um bom desempenho e alcançando a vitória”, finalizou Adrianinha.
Futsal
Foram definidos na manhã desta quarta-feira, 22, as duas últimas equipes semifinalistas, da primeira divisão do futsal feminino do JUBs 2015. A UNIPAR-PR e UNISANT’ANNA-SP conquistaram as vagas restantes e se juntam aos times da UNOCHAPECÓ-SC e UCDB-MS na próxima fase da competição.
Na chave A, os classificados já estavam definidos desde ontem, após as equipes da UNOCHAPECÓ-SC e UCDB-MS vencerem seus confrontos contra a UNINASSAU-PE e UFS-SE, respectivamente. A UNOCHAPECÓ-SC terminou na primeira posição do grupo, com 9 pontos, e a UCDB ficou com a segunda colocação, com 6 pontos.
Já na chave B, a definição ficou para a última rodada de classificação. Apenas a equipe da FMN-RN estava eliminada, enquanto que, além das duas classificadas, a UNIFOR-CE ainda continuava na disputa. A UNIPAR-PR terminou a chave na primeira colocação, com sete pontos, enquanto que a UNISANT’ANNA ficou com o segundo lugar, com cinco pontos marcados.
As semifinais do JUBs 2015 acontecem nesta sexta-feira, 23. A UNOCHAPECÓ-SC enfrenta a UNISANT’ANNA-SP, enquanto que a UNIPAR-PR joga contra a UCDB-MS. As partidas acontecem às 11h45 e às 14h.
Festival de gols no início da manhã
O primeiro jogo da rodada de classificação do futsal feminino aconteceu entre UNIPAR-PR e FMN-RN, às 9 da manhã, na Arena Sabiazinho. A equipe paranaense tinha a vitória como objetivo para garantir sua vaga nas semi-finais, enquanto que a norteriograndense já estava eliminada e apenas cumpria tabela.
As paranaenses não tomaram conhecimento de suas adversárias e venceram pelo placar de 10 a 1. O técnico Denílson Cunha afirma que este placar elástico foi uma estratégia adotada por sua equipe para garantir o primeiro lugar no grupo. “Conversamos no vestiário e dissemos: ‘precisamos abrir um bom saldo de gols para buscar o primeiro lugar na classificação’. Isso funcionou, a equipe correspondeu e saímos satisfeitos com o placar e a partida que fizemos”, disse.
A pivô e capitã da equipe, Claucieli Silva, também celebrou o alto número de gols marcados e a classificação para a próxima fase. E espera que o time ainda vá longe na próxima fase do certame. “A expectativa é grande, o time cresceu bastante ao longo da competição. Espero na semifinal poder construir um bom jogo e sair com a vitória”, comentou a estudante de Educação Física.
Uma partida de alta qualidade
O principal destaque desta manhã ficou por conta da partida que aconteceu logo em seguida, entre UNISANT’ANNA-SP e UNIFOR-CE. A partida era de vida ou morte para as duas equipes após a vitória da UNIPAR-PR. Para as paulistas bastava só um empate para se classificar, enquanto que para a equipe cearense interessava apenas a vitória.
A partida foi de ótimo nível técnico, com diversos lances e jogadas de qualidade e as duas equipes criando diversas chances de gol até o final. O placar foi inaugurado aos oito minutos do primeiro tempo pela UNISANT’ANNA, mas a UNIFOR-CE empatou no lance seguinte.
Apesar de batalharem muito, as cearenses que, ao final da partida apelaram para a goleira-linha e chutaram uma bola no travessão aos 16 minutos do segundo tempo, não conseguiram marcar o gol da classificação e o placar permaneceu inalterado em 1 a 1. O resultado classificou as paulistas para as semifinais da competição.
Clodoaldo Marcondes, técnico da UNISANT’ANNA-SP, já sabia que a partida seria complicada, mas no final pôde comemorar a vaga junto às atletas. “Sabia da dificuldade que teríamos nesse jogo, que valia a classificação tanto pra nós quanto pra elas. Mas graças a Deus nosso time se postou em quadra e fizemos uma boa marcação, acredito que jogamos de igual pra igual. Estou contente com o desempenho da minha equipe!”, afirmou o treinador.
A ala da UNISANT’ANNA-SP, Letícia dos Reis, foi a responsável por marcar o gol da classificação da equipe. A atleta se mostrou bastante contente com o tento marcado e sabe que a dificuldade aumentará nessa próxima fase, mas se mostra confiante. “Agora, é hora de descansar. Sabemos que será um jogo difícil, mas entre as quatro linhas pode acontecer de tudo. Esperamos fazer uma boa partida e, claro, sair com a vitória”, comentou a estudante de Administração.
O último jogo desta manhã aconteceu entre UNINASSAU-PE e UFS-SE. As duas equipes já estavam eliminadas do grupo A e apenas cumpriam tabela. A equipe pernambucana venceu pelo placar de 6 a 0.
Na parte da tarde aconteceu a última partida desta fase de grupos, entre a UNOCHAPECÓ-SC e UCDB-MS, equipes já classificadas para a próxima fase. As catarinenses, atuais campeãs do torneio, venceram por 3 a 1 e garantiram a primeira colocação da chave A.
Maria Paula Martins
Jovem Jornalista JUBs 2015