Bia Haddad vence Daria Kasatkina de virada na final e conquista o WTA 500 de Seul
Beatriz Haddad Maia venceu Daria Kasatkina na final e conquistou o WTA 500 de Seul na madrugada deste domingo. A número 1 do Brasil derrotou a russa de 21 anos de virada por 2 sets a 1 – parciais de 1/6, 6/4 e 6/1. A partida teve duração de 1 hora e 50 minutos.
Bia Haddad Maia começou mal o jogo, perdendo o primeiro set por 6/1. Mas a brasileira teve forças para reagir no segundo set e empatar a partida com um 6/4 após Daria Kasatkina iniciar melhor. No tie-break, Bia Haddad Maia cresceu e venceu com autoridade por 6/1.
O título de Seul garantiu a Bia subir cinco posições no ranking e figurar na 12ª posição.
Este foi o primeiro título de Bia Haddad no ano e o quarto da carreira. É a primeira vez que Bia ganha um WTA 500, conquista que fica atrás apenas do WTA Elite Trophy (antigamente chamado de Torneio das Campeãs), vencido pela brasileira no final do ano passado. Bia já venceu os WTA 250 de Nottingham e Birmingham, ambos em 2023, quando ela chegou a ser 10ª do ranking mundial. Nesta segunda-feira, Bia vai aparecer como 12ª do mundo na WTA.
Cabeça de chave número 3 em Seul, Bia encarou Daria Kasatkina, que foi primeira cabeça de chave e era a 13ª do ranking mundial – a russa agora é 11ª após a final.
A brasileira levava vantagem de 2 a 1 no histórico do confronto, mas foi Daria Kasatkina quem tinha vencido o único duelo entre elas neste ano, a semifinal do WTA 500 de Abu Dhabi, em fevereiro. Com a nova vitória neste domingo, Beatriz Haddad abriu 3 a 1 no histórico entre as duas.
Esta foi a primeira final de WTA 500 da carreira de Bia Haddad, a segunda da temporada – foi vice no WTA 250 de Cleveland no mês passado. Em cinco decisões que a brasileira disputou no Circuito Mundial de tênis, venceu três: o Elite Trophy de 2023, o WTA 250 de Brimingham de 2022 e a o WTA 250 de Nottingham de 2022. Nas duplas, Bia tem sets títulos em dez finais na WTA.
No caminho até a decisão, Bia eliminou a australiana Ajla Tomljanović por 2 sets a 0 (6/3 e 6/4), nas oitavas de final, e precisou disputar uma rodada dupla no último sábado, devido ao adiamento da partida que seria na sexta-feira.
No sábado, Bia dominou Polina Kudermetova, número 163 do ranking, que entrou como lucky loser na chave principal de Seul. A semifinal contra a Veronika Kudermetova, de 27 anos, foi um desafio maior. Número 44 do mundo, a russa de 27 anos havia vencido os dois duelos anteriores com a brasileira. Desta vez, Bia arrancou uma virada no primeiro set e administrou bem uma vantagem conquistada no início do segundo set para fechar o jogo.