Bom Senso Futebol Clube, Taí o que você queria! - SóEsporte
Colunistas

Bom Senso Futebol Clube, Taí o que você queria!

bom sensoJá dizia o grande locutor esportivo Januário de Oliveira, em um dos seus jargões mais famosos nas transmissões de futebol: Taí o que você queria! Era dessa forma que ele iniciava sua narração, logo após o ponta pé inicial de uma partida.

Januário não narra mais jogos de futebol. Hoje, ele desfruta sua aposentadoria longe dos holofotes e dos microfones das cabines de televisão. Mas, se estivesse em plena atividade e narrando algum dos jogos do campeonato brasileiro da última rodada, certamente o seu jargão não teria o impacto de sempre.

Tudo bem que o gol é o momento máximo de um jogo de futebol, mas antes que ele aconteça, é preciso que se dê o ponta pé inicial, daí vem a sabedoria do jargão do locutor. Só que desta vez, quando a bola rolou, o inusitado tomou conta de todas as partidas da 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Ao invés de jogadores partindo para a disputa, o que se viu foram braços cruzados e bate bola de compadres entre as equipes rivais no gramado. Este foi o primeiro protesto do Bom senso Futebol Clube, movimento que reivindica junto a CBF melhorias para a atuação da classe dos jogadores de futebol profissionais de todo o País.

Os pontos principais propostos pelos atletas são 30 dias de férias anuais, período de pré temporada maior, máximo de sete jogos em 30 dias, a adoção do chamado “fair play financeiro” e que comissões de atletas, treinadores e executivos dos clubes façam parte do conselho técnico das competições e entidades.

O movimento já ganhou a adesão de mais de 800 atletas das divisões A e B do Campeonato Brasileiro. Um elenco de causar inveja. Afinal, quem não queria contar com nomes como o goleiro Dida, do Grêmio, os meias Juninho, do Vasco, e Seedorf, do Botafogo, o zagueiro Paulo André do Corinthians, além do craque Alex, do Coritiba?

Segundo eles, tudo por um futebol melhor.

O fato é que o movimento vem ganhando força e novas manifestações podem acontecer até o final da temporada, ou até mesmo às vésperas da Copa do Mundo, em junho do próximo ano. E se vierem, é possível que os boleiros adotem novos métodos para protesto.

Já pensou se algum atleta, após a marcação de um gol, deixar de comemorar e exibir uma mensagem tipo: “Estou cansado, preciso de 30 dias de férias”. Ou quem sabe: “Queremos direito ao voto, fora Marín”.

O Brasil vive novos tempos, e o futebol, parece querer acompanhar essa mudança. É tudo uma questão de bom senso, e a frase do grande Januário de Oliveira, parece inspirar nossos atletas.

Taí o que você queria!

Por Max Oliveira

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.