Botafogo acaba com jejum e faz a festa em casa adversária - SóEsporte
Futebol

Botafogo acaba com jejum e faz a festa em casa adversária

Uma missão difícil, mas não impossível. Foi com este pensamento que o Botafogo foi, nesta quinta-feira (30), a Campina Grande e na casa adversária fez mais do que precisava e realizou o sonho de sua torcida que há muito esperava.

Foto do Facebook

Foi com goleada que o Belo levantou a taça para, após nove anos, soltar novamente o grito de Campeão. Era preciso uma vitória por dois gols de diferença, mas o resultado foi 3 a 0, com o Estádio Ernani Sátiro, O Amigão, lotado de expectadores que torciam contra.

O alvinegro da estrela vermelha calou os trezeanos e acabou com a festa de quem tinha a vantagem. A equipe se apossou do gramado do Amigão, ergueu o troféu e comemorou junto com a torcida botafoguense que se fez presente para apoiar o time.

Mas não foi simples. Foi preciso esperar até os 22 minutos para começar a acreditar que seria possível. Ferreira cobrou escanteio, Thiaguinho recebeu, deu um toque e Wanderley completou para o fundo das redes, abrindo o placar.

A torcida da equipe de Campina Grande cantava vitória, quando o silêncio se fez e era a minoria que comemorava. E foi apenas quatro minutos depois para a possibilidade de tornar realidade. Hércules recebeu cruzamento e de voleio com a perna esquerda fez um golaço que ampliou o marcador e deu o resultado que era necessário.

Mesmo já tendo o placar que precisava, os guerreiros do Belo não se satisfizeram. O ataque continuava funcionando enquanto a zaga fechava a defesa e impedia os avanços do Treze que corria atrás do prejuízo.

Já nos acréscimos, aos 47 minutos, Thiaguinho tocou para Edgard que dentro da grande área foi derrubado pelo goleiro Beto. Ferreira foi para a cobrança do pênalti e mandou no canto direito, transformando em goleada: 3 a 0.

Com a bola no centro do gramado, bastou o primeiro toque na volta ao jogo para a arbitragem apitar o fim da partida e o gramado ser invadido por toda a equipe Campeã Paraibana. Logo depois, as medalhas e a taça foram entregues.

Ficha Técnica
Treze:
Beto, David Modesto, Negretti, Sandoval (Birungueta) e Ramon Zanardi; Charles Vágner, Sapé, Evandro Russo e Daniel Costa; Kauê (Ênio) e Tiago Chulapa (Tiago Sousa). Técnico: Vica.

Botafogo: Genivaldo, Ferreira, Thuram, André Lima e Celico; Zaquel, Hércules, Fábio Neves (Thiaguinho) e Doda; Warley (Edgard) e Wanderley (Izaías). Técnico: Marcelo Vilar.

Cartões amarelos: David Modesto (T) e Daniel Costa (T); Genivaldo, Zaquel, Doda e Warley (B).

Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (GO), Alessandro Mattos (BA) e Émerson Carvalho (SP).

Público Pagante: 16.649

Público Não-Pagante: 1.649

Renda: R$ 74.555

Atacante Warley é o artilheiro do Estadual

A equipe do Botafogo não é apenas um time, é também uma torcida e grandes jogadores que compõem o sucesso feito em 2013. Além do título de Campeão Paraibano, o Belo conquistou outros marcos neste ano.

Com 14 gols assinalados, o atacante Warley é o artilheiro do Estadual. O capitão é um dos grandes responsáveis pela taça conquistada nesta quinta-feira (30), após os seus gols que ajudaram o grupo a ter o mais eficiente ataque, com 61 tentos marcados e um saldo de 33.

E se o time é Campeão, a torcida não poderia ser diferente. O alvinegro da estrela vermelha teve o apoio massivo vindo das arquibancadas e pode dizer para quem quiser ouvir que tem a maior renda da competição, com R$ 170.030,00 na primeira partida da Final, enquanto que ficou com o segundo maior público, atrás apenas do embate decisivo, em Campina Grande, que levou 3014 pessoas a mais.

O Belo ainda garantiu a melhor campanha do Paraibano, com 61 pontos ganhos nos 32 jogos disputados. Foram 18 vitórias, sete empates e apenas sete derrotas. Nos confrontos diretos com o Treze, foram três vitórias, duas derrotas e um empate.

Torcida faz a festa na recepção aos Campeões

Foi com carreata, fogos e gritos de guerra que a torcida do Botafogo recebeu a equipe campeã do Campeonato Paraibano 2013. Uma verdadeira multidão foi até a cidade do Cajá recepcionar os guerreiros do Belo para entrar juntos em João Pessoa.

E na capital, a comemoração aconteceu na orla, próximo ao Busto de Tamandaré, com trio elétrico e todo o elenco cantando junto com os torcedores. A festa prosseguiu pela madrugada e contou com milhares de pessoas vestindo as cores do alvinegro da estrela vermelha.

A promessa é continuar festejando pela cidade até o fim de semana.

Belo conquista todas as vagas em disputa

Acabou a espera. O Botafogo é o Campeão Paraibano 2013 e conquistou todas as vagas em competições que estavam em disputa e vinham sendo desejadas pelos times que disputaram o Estadual.

Já garantido na Copa do Nordeste 2014 e no Campeonato Brasileiro da Série D 2013 desde a classificação para a Final do Estadual, o Belo assegurou com a conquista do título a participação na Copa do Brasil do próximo ano.

E a equipe não terá folga. O próximo compromisso do alvinegro da estrela vermelha já está marcado para a próxima quarta-feira (05), quando enfrenta, às 20h30, o Juazeirense, fora de casa, pela Série D. A reapresentação do  elenco acontece no próximo sábado (01).

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.