A história do Botafogo da Paraíba começa a partir de um grupo de estudantes que costumava jogar bola em terrenos baldios. Percebendo a oportunidade de tornar o passatempo em algo maior, os garotos Beraldo de Oliveira, Manoel Feitosa, Livonete Pessoa, José de Melo, Edson de Moura Machado e Enock Lins participaram de assembleias, palpitaram, e então, no dia 28 de setembro de 1931, fundaram o Botafogo Futebol Clube.
Os bons resultados logo após a fundação do Alvinegro da Estrela Vermelha foram conquistando o povo de João Pessoa e em 1934, a filiação à Liga Desportiva Paraibana era concretizada. Um ano depois, sagrou-se vice-campeão paraibano, até que em 1936, o sonhado título de campeão foi conquistado. Hoje, são 28 Campeonatos Paraibanos no currículo, e a marca de maior vencedor.
O Botafogo carrega uma estrela solitária na cor vemelha, sobre o escudo alvinegro, em alusão às cores da bandeira do estado da Paraíba. Conhecido como Belo ou Mais Glorioso, nesta segunda, comemora 84 anos e “enche de alegria o seu povo, com tantas glórias e tantas vitórias”, com diz o hino do clube.
É o clube que possui mais títulos do Campeonato Paraibano de Futebol, com 27 títulos, sendo cinco deles tricampeonatos (recordista da competição). É também o primeiro e único time da Paraíba a ter sido campeão oficialmente de uma das divisões do Campeonato Brasileiro de Futebol ao ter vencido a Série D do Brasileirão em 2013.