O Botafogo recebeu o Central de Caruaru, manteve a invencibilidade, inverteu vantagem e garantiu a classificação para as quartas de final do Campeonato Brasileiro da Série D 2013. O jogo aconteceu neste domingo (08), no Estádio José Américo de Almeida, O Almeidão.
O placar, no tempo regulamentar, terminou em 3 a 1, com gols de Pio (26min/1º.T), Lenilson (30min/1º.T) e Mario (38min/2º.T) para o Belo, enquanto Ítalo (21min/2º.T) descontou para os visitantes. O resultado obrigou a decisão a ser nos pênaltis, que terminou em 5 a 3.
Com isso, o alvinegro da estrela vermelha se classificou para a próxima fase e espera pela definição do seu adversário, que sairá do jogo entre Tiradentes/CE e Sergipe. Esta partida será realizada na próxima terça-feira (10).
O Botafogo volta a campo no próximo domingo (15), mas ainda aguarda o resultado desta terça-feira para saber onde irá jogar. É que se o Sergipe se classificar por empate (3 a 3 ou mais), a primeira partida acontecerá fora de casa, mas em qualquer outro placar para ambos os lados, o primeiro jogo será no Almeidão. O Botafogo soma na conta geral da tabela 20 pontos ganhos, enquanto o Sergipe tem 17 (e dois gols de saldo a mais que o Belo) e o Tiradentes tem 20 (e quatro gols a mais).
O jogo
O Botafogo começou melhor, buscando os gols que precisava para reverter o placar. Muitas chances foram perdidas devido a boa defesa do time adversária, que fechava sempre que surgia oportunidades.
Zaquel lançou para Celico, que chutou cruzado da pequena área, mas a zaga tirou em cima da linha. Na resposta, Erivelton cobra falta direto para o gol e Remerson faz uma grande defesa.
Aos 26 minutos, Lenilson faz o cruzamento para a área e encontra Pio, que chuta para o gol, o goleiro ainda faz a defesa, mas a bola já havia passado da linha. É o primeiro do time da estrela vermelha. Quatro minutos depois, Pio cobra falta, Lenilson recebe e manda direto para o fundo das redes.
Luis Fernando chuta da pequena área e a bola sai por cima da meta. Assim termina a primeira etapa do confronto.
Logo no início do segundo tempo, Pio cobra falta direto, mas a bola sai perto da trave esquerda. Aos 21 minutos, Fernando Pires faz o cruzamento e Ítalo de cabeça faz o gol para os visitantes.
Rafael Aidar chuta de fora, mas o goleiro faz a defesa. No rebote, Hércules chuta, mas a zaga afasta o perigo de qualquer maneira. Fábio Neves chuta de fora da área, mas a bola vai por cima da meta.
Pio cobra falta e manda direto pro gol, mas o goleiro faz a defesa. Aos 38, Pio cobra escanteio e Mario sobe e cabeceia para o fundo das redes para render o placar que a equipe precisava.
Nas cobranças dos pênaltis, Pio, Mario, Ferreira, Fabio Neves e Fausto balançaram as redes. Pelo Central, Erivelton, Marcelo Pinheiro e Xinho marcaram, enquanto no chute de Andrezinho, Remerson fez uma bela defesa.
Ficha Técnica
Botafogo: Remerson, Ferreira, Marcel, Everton (Mario) e Celico; Zaquel, Rafael Aidar, Pio e Doda (Hércules); Fausto e Lenílson (Fábio Neves). Técnico: Marcelo Vilar.
Central/PE: Juninho, Felipe Almeida (Jean), Ítalo, Felipe e Fernandinho (Marcelo Pinheiro); Xinho, Fernando Pires, Vagner Rosa e Luis Fernando (Junior Maranhão); Erivelton e Andrezinho. Técnico: Edson Leivinha.
Arbitragem: Flávio Rodrigues Guerra (SP), Marcos Antônio de Mello (GO) e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (SP).
Público pagante: 7.639
Não-pagantes: 612
Renda: R$ 151.835
O capitão, Washington Luis, é homenageado no Almeidão
Ele foi capitão do Botafogo por dez anos, esteve a frente do grupo no título de 1988 e 438 jogos seguidos, firmando um recorde quase impossível de ser alcançado. Washington Luis voltou ao gramado do Estádio José Américo de Almeida, O Almeidão, mas desta vez para ser homenageado pela diretoria.
Das mãos do vice-presidente, Francisco de Assis, ele recebeu uma camisa oficial com seu nome gravado nas costas, já o vice-presidente do Departamento do Social, Francisco Di Lorenzo Serpa, entregou um Diploma de Honra ao Mérito.
“Eu queria mesmo era entrar em campo, mas agora não dá mais. Fico apenas torcendo por estes guerreiros que hoje vestem a camisa que eu vesti há tanto tempo”, declarou Washington.
Após pousar para fotos e vestir a camisa, Washington foi levado para a torcida e ovacionado pelos 8.251 torcedores que marcaram presença na partida diante do Central de Caruaru, neste domingo (08).
“É o nosso eterno capitão, é merecedor de todas as homenagens que possamos fazer e ele sabe da importância que tem para o clube. Por isso, ficamos felizes em poder estar aqui”, afirmou Francisco de Assis.
Já Serpa falou estar honrado em poder ser ele a entregar estas honras. “É um prazer imenso fazer isso. A importância de Washington para o Botafogo é muito grande”, disse o dirigente.
![](https://soesporte.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Logo-320x91-1.png)