Time recebe incentivo extra do patrocinador para ser o melhor ataque ao final da competição e ampliar média de público nos jogos
Ao final da terceira semana do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, o Botafogo Espectros, único representante da Paraíba, já é o time com o melhor ataque do campeonato, além de ter uma das defesas menos vazadas da competição. Equipe terá incentivo do patrocinador caso consiga manter a colocação e levar bom público aos estádios.
Com dois jogos disputados, o Botafogo Espectros chegou a incríveis 99 pontos marcados e apenas 08 pontos sofridos. Na estreia, contra o Recife Mariners, o placar foi 43 a 06 a favor para os paraibanos; no último domingo, contra o Recife Pirates, o placar apontou 56 a 02 para os Espectros.
O segundo time com o melhor ataque, o Cuiabá Arsenal, um desses candidatos ao título, fez 80 pontos e sofreu 03, também em dois jogos. Depois de Espectros e Arsenal, aparece o São Paulo Storm, atual campeão paulista da modalidade, com 69 pontos a favor e nenhum contra.
Para o técnico do Botafogo Espectros, Brian Guzman, um bom saldo de pontos é fundamental para garantir uma melhor colocação na tabela: “o nosso primeira meta é conseguir 100% de aproveitamento e garantir o primeiro lugar do nosso grupo. Vencer todos os jogos e com boa margem de pontos vai nos ajudar a decidir a segunda fase.” A segunda fase do campeonato Brasileiro, os “playoffs”, será disputada em sistema de mata-mata, com os confrontos sendo decididos em apenas um jogo, e nos domiinios do time de melhor campanha.
O diretor executivo dese clube Espectros, Felipe Jardim, acrescenta que a equipe conta com um incentivo extra para pontuar: “O Yázigi, nosso patrocinador máster, anunciou ao elenco uma cota extra caso o time seja o de melhor ataque ao final da competição; além disso eles nos darão outro bônus dependendo da média de público nos jogos.” Vice-diretor do Yázigi João Pessoa, Gustavo Sousa deu mais detalhes do incentivo:
“Nós lançamos dois desafios ao time: primeiro ter o melhor ataque da competição, pois isso impõe respeito entre os adversário, especialmente os times do Sul e Sudeste, que não conheciam muito a força dos Espectros e o outro desafio é ter uma média de público pagante que seja superior às médias de CSP, Auto-esporte e Flamengo Paraibano no Campeonato Paraibano de Futebol tradicional, ou seja, todos os times da capital exceto o Botafogo.”
Questionado se esse incentivo é uma forma de acirrar a competição entre os dois tipos de futebol, Gustavo negou: “Não há competição entre as modalidades, tanto é que os Espectros jogam com o nome e o emblema do Botafogo. O que queremos é contribuir com a maneira de pensar a gestão esportiva na Paraíba, mostrando que mesmo em modalidades tidas como amadoras, pode haver uma gestão profissional e de resultados”.
Os jogos de futebol americano do Botafogo Espectros contam com narração ao vivo para o público presente no estádio, panfletos explicativos sobre a modalidade, transmissão pela internet e sorteio de brindes.
“Estamos conseguindo proporcionar uma tarde de diversão para o público, que tem comparecido em grande número. Nossa média de pagantes já está acima do esperado, mas vamos treinar ainda mais para quem sabe num jogo decisivo ter mais público do que um Botafogo e Treze ou Botafogo e Campinense”, ressalta Sousa.
