Botafogo não poderá contar com o atleta Airton - SóEsporte
Futebol

Botafogo não poderá contar com o atleta Airton

O Botafogo não poderá contar com o atleta Airton na próxima partida do Campeonato Brasileiro. Julgado na tarde desta quarta, dia 24 de setembro, pelo pisão na cabeça de Alexandre Pato, o jogador do Botafogo foi suspenso por duas partidas. A decisão foi por maioria dos votos da Terceira Comissão Disciplinar.

Pela 20ª rodada o São Paulo venceu o Botafogo por 4 a 2. Além do revés, o clube carioca teve o volante Airton expulso nos primeiros minutos do segundo tempo. Após cometer falta em Pato, Airton pisou na cabeça do adversário que ainda estava no chão. Pela conduta, o árbitro Marielson Alves Silva expulsou o atleta do Botafogo de forma direta.

Em julgamento, a Procuradoria reiterou a denúncia por agressão e justificou os pedidos de punição ao jogador do Botafogo.

“A Procuradoria se manifesta para reforçar que efetivamente houve uma agressão física. O jogador Airton pisa na cabeça do atleta e percebe-se que a cabeça do atleta suspensa vai ao chão. O atleta tem um histórico de agressão. Te antecedentes e é destemperado. O adversário caído ao solo e sem chance nenhuma de esboçar qualquer defesa. A Procuradoria requer a condenação do atleta com base no artigo 254-A”, disse o Subprocurador Rafael Vanzin.

Advogado e Gerente Executivo do Botafogo, Anibal Rouxinol contestou a sustentação da Procuradoria e pediu a desclassificação da denúncia para o artigo 250, por entender que a ação de Airton se enquadra melhor em ato hostil.

“ O Airton não tem maus antecedentes nessa casa e a última condenação dele foi em 2011. Essa é a primeira expulsão do atleta no ano e desde 2011 não vem a este tribunal. Naquele jogo especificamente o jogo vinha sendo muito disputado entre as equipes e na disputa de bola houve um choque do Airton com o adversário. Em nenhum momento Pato tem a cabeça levada ao solo. Não há essa brutalidade que pudesse ensejar numa agressão. Não existiu o dolo e isso é primordial para que se puna nesse artigo. O próprio agredido nem necessitou de atendimento médico” defendeu Aníbal.

Relator do processo, o auditor Francisco de Assis Pessanha Filho votou para manter a denúncia e aplicar quatro jogos de suspensão ao jogador. Já o auditor Gustavo Teixeira desclassificou para o artigo 250 e aplicou dois jogos a Airton, voto que foi acompanhado pelo auditor Jonas Lopes de Carvalho Neto.

Como já cumpriu a suspensão automática, Airton está fora da partida desta quinta, dia 25, contra o Goiás, no Maracanã. Segundo Aníbal Rouxinol, o Botafogo deve recorrer e entrar ainda hoje com o pedido de efeito suspensivo para ter Airton disponível em campo até o recurso ser julgado no Pleno.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.