Brasil cala Oslo e bate a Noruega no Mundial de handebol
Brasil cala Oslo e bate a Noruega no Mundial de handebol
O ginásio em Oslo ficou em silêncio no final da estreia dos donos da casa no Mundial de Handebol Masculino. Em uma virada espetacular, o Brasil venceu a Noruega por 29 a 26 e saiu com vitória na primeira rodada da competição. A chave da vitória vieram nas grandes defesas do goleiro Rangel Rosa e nos gols de Haniel Langaro e Bryan Monte em momentos essenciais do jogo.
Brasil sofre no começo, mas cresce no fim do primeiro tempo
O Brasil começou a partida cometendo alguns erros no ataque. Assim, a Noruega teve aproveitou alguns contra-ataques para abrir 4 a 0 no placar no começo do jogo. A seleção brasileira reagiu com alguns gols seguidos de Haniel que fez bons arremessos da altura dos 9m para fazer inaugurar o lado verde e amarelo do placar. Ao longo do primeiro tempo, o técnico Marcus Tatá fez alguns ajustes no time, o que melhorou o ataque do Brasil. Destaque para as entradas de Bryan Monte e Vinícios Pandda que foram fundamentais na construção de algumas jogadas que resultaram em gols.
A defesa brasileira também evoluiu no final do primeiro tempo, tendo mais agilidade nos momentos de início de posse de bola da Noruega. O goleiro Rangel Rosa também fez algumas defesas que impediu que os donos da casa disparassem no placar. Dessa forma, o Brasil diminuiu a diferença para dois gols e foi para o intervalo perdendo por 14 a 12.
Segundo tempo
A defesa brasileira seguiu forte no começo do segundo tempo, com a Noruega ficando seis minutos sem marcar gols. Destaque para duas defesas seguidas do goleiro Mateus Buda em tiros de 7m. Mas o Brasil sofreu um baque importante, após o pivô Ed receber sua terceira exclusão. E para complicar a situação, os dois minutos de punição viraram quatro, após ele reclamar com a arbitragem.
Mas mesmo com a desvantagem em quadra, o Brasil conseguiu empatar o placar: 19 a 19 após Rudolph acertar uma cobrança de 7m. E poucos minutos depois, a nossa seleção ficou na frente pela primeira vez no jogo após um gol de Bryan Monte.
A partir daí, o jogo ficou eletrizante, com as duas equipes conseguindo marcar em jogadas rápidas e com a diferença sempre no máximo de um gol. Faltando cinco minutos para o final, o Brasil voltou para a liderança após uma defesa de Rangel, seguido por um contra-ataque certeiro finalizado por Gustavo Rodrigues: 25 a 24.
Dúvida antes do jogo, Bryan Monte teve uma entorse no tornozelo em um dos amistosos pré-mundial contra a Alemanha. Mas ele foi decisivo na reta final da partida, anotando gols importantes para o Brasil. Bryan anotou o 26º e o 27º gols brasileiros, colocando a nossa equipe em vantagem. Para ajudar, a Noruega ainda cometeu um erro no ataque e cedeu um turnover para o Brasil. E ainda deu tempo Haniel e Denys ampliarem a vantagem no placar e uma defesa de Rangel em um tiro de 7m.
