Brasil conquista inédito título Mundial com show sobre os donos da casa - SóEsporte
Especiais

Brasil conquista inédito título Mundial com show sobre os donos da casa

Invicto na competição, seleção comandada pelo técnico Alessandro Tosim encanta o mundo com belas atuações, com uma defesa forte e um ataque avassalador

Por Tadeu Casqueira
Espoo/Finlândia
Fantástico, esplendoroso, incrível e fascinante. Esse foi o Brasil que disputou o Campeonato Mundial de Goalball IBSA 2014, em Espoo, na Finlândia, e vai voltar com o troféu de campeão invicto dentro da bagagem. A vitória veio com um show brasileiro para cima dos donos da casa pelo placar de 9 a 1. Uma conquista inédita que veio com o um gosto mais que especial, dando o troco nos finlandeses, que levaram a melhor nas Paralimpíadas de Londres-2012.
A campanha brasileira para chegar ao título realmente foi digna de aplausos de todas as partes. A cada lance dos campeões os técnicos rivais esboçavam reações de admiração, o que comprova a grande evolução do esporte no país, principalmente pelo trabalho realizado pela comissão técnica.
– Concretização de um trabalho. Como eu falei são seis meses de trabalho intenso, esses atletas merecem demais. Eles abraçaram a causa de se tornar uma potência mundial e viraram mesmo. Hoje a gente tem uma máquina em quadra. Os times não conseguem fazer gol na a gente, enquanto nós fazemos de tudo quanto é jeito. Deixamos bem claro para o mundo que estamos alguns passos na frente – comemorou o técnico Alessandro Tosim.
O treinador brasileiro considerou predominante o suporte que teve para poder desenvolver o trabalho. O Goalball brasileiro conta com o patrocínio da Caixa Loterias, o que para Alessandro esta parceria pode render outras conquistas para o Brasil.
– Fazer um agradecimento à CBDV e a Loterias Caixa que nos proporcionou nesse semestre a fazer todo esse trabalho desenvolvido. Se a gente quer um trabalho de qualidade temos que ter esse patrocinador. Depois que conquistamos a medalha de prata em Londres (Paralimpíadas 2012) e a Caixa Loterias passou a ser a nossa patrocinadora oficial pode ver a evolução, de vice-campeão paralímpico e agora medalha de ouro no Campeonato Mundial. Eles com a gente mais resultados virão – prospera o treinador campeão.
– Em todas as gerações que eu passei a gente veio num crescimento. Desde a Paralimpíada de 2008 (Pequim), a primeira do Goalball masculino, a seleção trocou comissão e muitos atletas, e o grupo foi se fortalecendo de uma maneira espetacular – disse capitão da equipe Alex Celente.
Outro que não poupou palavras para elogiar o desempenho dos melhores do mundo foi o presidente da CBDV Sandro Laina Soares, que também questão de agradecer a todos os parceiros envolvidos neste processo.
– Simplesmente incrível o que estes meninos fizeram na Finlândia. Emocionaram a todos nós que estamos aqui e a milhares de amantes da modalidade pelo Brasil afora. Quando você anda pela arena e é cumprimentado por todos os países, sem exceção, é que você vê a dimensão do feito deles. E nada disso seria possível sem o esforço de cada um deles e principalmente sem o apoio da Caixa Loterias, do Ministério do Esporte e do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) – vibrou o dirigente.
Além do troféu de campeão o Brasil teve os dois principais artilheiros da competição. Leomon foi o grande goleador com incríveis 50 gols, e logo depois, Romário aparece com 30 ao lado de Jan Bozek da República Tcheca.
Confira a campanha vitoriosa do Brasil.
Primeira FaseBrasil7 x 3Bélgica
Primeira FaseBrasil14 x 6China
Primeira FaseBrasil12 x 2Egito
Primeira FaseBrasil8 x 1Japão
Primeira FaseBrasil4 x 4Turquia
Primeira FaseBrasil11 x 6Canadá
Primeira FaseBrasil11 x 5Lituânia
Quartas de FinalBrasil11 x 8Irã
SemifinalBrasil14 x 4Lituânia
FinalBrasil9 x 1Finlândia

Foto: Brasil comemora o título no pódio.

Confira a lista dos convocados.
Seleção Masculina
Alex de Melo Sousa (CEIBC/RJ)
Alexsander Almeida Maciel Celente (CESEC/SP)
José Roberto Ferreira de Oliveira (ICP/PB)
Leandro Moreno da Silva (CESEC/SP)
Leomon Moreno da Silva (APACE/PB)
Romário Diego Marques (APACE/PB)
Seleção Feminina
Ana Carolina Duarte Ruas Custódio (IBC/RJ)
Gleyse Priscila Portiolli de Souza (CESEC/SP)
Márcia Bonfim Vieira (SESI/SP)
Neusimar Clemente dos Santos (IBC/RJ)
Simone Camargo Rocha (SESI/SP)
Victoria Amorim do Nascimento (IBC/RJ)
Comissão Técnica – Masculina
Alessandro Tosim – Técnico
Diego Gonçalves Colletes – Auxiliar Técnico
Rafael Loschi da Silva – Fisioterapeuta
Comissão Técnica – Feminina
Dailton Freitas do Nascimento – Técnico
Jonatas da Silva Cunha Castro – Auxiliar Técnico
Henriete Correa Burriche – Fisioterapeuta
Outros Membros
Ana Flávia Carestiato Villaça – Staff
Helder Maciel Araújo – Subchefe de Missão
Paulo Sérgio de Miranda – Coordenador
Sandro Laina Soares – Chefe de Missão
Tadeu Casqueira – Staff
Thatiana Carolina Schulze Goni – Médica

Imprensa CBDV
Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais – CBDV

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.