Equipe medalha de prata paralímpica ficará até o próximo dia 14, em Mälmo. Suecos possuem história na modalidade, e podem ajudar na evolução brasileira

Por Tadeu Casqueira
Rio de Janeiro
A Seleção Brasileira Masculina de Goalball chegou nesta quinta (10), em Mälmo, na Suécia, para uma série de treinamentos e amistosos contra a seleção do país escandinavo. O intercâmbio será realizado até o próximo dia 14.
Historicamente, a equipe sueca sempre foi considerada uma das potências da modalidade. O fato levou a comissão técnica brasileira a apostar neste período de treinamentos pelos próximos três dias.
– A equipe sueca tem de fato uma história consistente no Goalball mundial, estando entre as quatro melhores do mundo até 2008 nas Paralimpíadas da China (Pequim). Após os Jogos entraram em um processo de renovação de parte da equipe como nós fizemos em 2011. Além ser um adversário direto e possível de confrontar nas competições que teremos pela frente, este tipo de troca de experiência e informações é muito importante, tanto para o crescimento dos atletas, quanto da nossa comissão técnica – afirmou o coordenador do Goalball brasileiro, Artur Squarisi.
A delegação brasileira embarcou com seis atletas: Alex de Melo Sousa, Filippe Santos Silvestre, José Roberto Ferreira de Oliveira, Leandro Moreno da Silva, Leomon Moreno da Silva e Romário Diego Marques.
Convênio
O intercãmbio da seleção de goalball será custeado por um convênio do Comitê Paralímpico Brasileiro com o Ministério do Esporte. Outras 15 modalidades adaptadas também são contempladas pelo acordo.
Foto: CPB
Imprensa CBDV
