As seleções do Brasil e da Argentina se enfrentam, no próximo domingo (dia7), às 17h de Brasília, pelas oitavas de final da Copa do Mundo Masculina da Espanha. O jogo será disputado no Palácio de Esportes Comunidade de Madri com transmissão ao vivo do SPORTV, ESPN+ e Rádio Bradesco Esportes. O vencedor do confronto terá pela frente nas quartas de final o ganhador de Grécia (1º A) e Sérvia (2º B).
Na primeira fase da competição, disputada em Granada, Seleção Brasileira terminou na segunda colocação no Grupo “A”, com quatro vitórias (França, Irá, Sérvia e Egito) e sofreu apenas uma derrota (Espanha). Já a Argentina ficou em terceiro lugar na Chave “B”, com sede em Sevilha, com três vitórias (Porto Rico, Filipinas e Senegal) e duas derrotas (Croácia e Grécia).
Aos 34 anos e em sua décima quinta temporada na equipe nacional, o ala Alex Garcia destaca a campanha do Brasil na Copa do Mundo e dispara. “Chegou nossa vez de vencê-los. É um adversário tradicional e existe uma grande rivalidade na América do Sul, mas estamos em um melhor momento. Precisamos fazer valer isso em quadra. Acho que temos tudo para vencer e vamos vencer”, garantiu o camisa oito do Brasil.
Nos últimos dois principais confrontos contra o Brasil, a Argentina levou a melhor: nas oitavas de final do Campeonato Mundial da Turquia (2010) e nas quartas de final das Olimpíadas de Londres (2012). Na história dos Mundiais são quatro vitórias argentinas e uma dos brasileiros. Para o armador e capitão da equipe, Marcelinho Huertas, isso faz parte do passado.
“Conhecemos bem o que é a Argentina. É um time mudado em relação ao de Londres, sem dois importantes jogadores, mas sempre mantendo seu padrão de jogo. É um adversário forte, com jogadores experientes e acostumados a jogar esse tipo de competição. Mas estamos em um momento muito bom, mais sólido e com objetivo de chegar ao pódio. Vamos brigar por ele até a última chance”, destacou Huertas, que defende o Barcelona. .
Para o técnico Rubén Magnano voltar a enfrentar a Argentina é uma coincidência que faz parte do esporte. “Vamos seguir com nossos objetivos etapa por etapa. Agora vamos tratar de vencer o jogo das oitavas. Depois vamos pensar na quartas. São planos que fizemos desde o primeiro dia de trabalho em São Paulo”, lembrou.
Oitavas de final
As oitavas de final da Copa do Mundo da Espanha começam, neste sábado (6), com quatro jogos: Estados Unidos x México (11h de Brasília) e República Dominicana x Eslovênia (15h), em Barcelona, e França x Croácia (13h) e Espanha x Senegal, em Madri. No domingo (7), além de Brasil x Argentina, jogam Nova Zelândia x Lituânia (11h) e Turquia x Austrália (15h), em Barcelona, e Sérvia x Grécia (13h), em Madri.
Confrontos Brasil x Argentina em Mundiais
1950 na Argentina – Brasil 35 x 40 Argentina
1967 na no Uruguai – Brasil 74 x 66 Argentina
1998 na Grécia – Brasil 76 x 86 Argentina
2002 nos Estados Unidos – Brasil 67 x 78 Argentina
2010 na Turquia – Brasil 89 x 93 Argentina
Regulamento da Copa do Mundo
Na primeira fase, as 24 seleções jogaram entre si, em turno único, nos seus respectivos grupos. As quatro primeiras colocadas de cada chave se classificaram para as oitavas de final nos seguintes cruzamentos: A1 x B4, B1 x A4, C1 x D4, D1 x C4, A2 x B3, B2 x A3, C2 x D3 e D2 x C3. Os ganhadores disputam as quartas de final, semifinal e final. A decisão da medalha de ouro está marcada para 14 de setembro.
CBB no Twitter
Acompanhe a cobertura completa da Seleção Brasileira Masculina na Copa do Mundo da Espanha no Twitter @basquetebrasil
Seleção Brasileira
Número – Nome – Posição – Idade – Altura – Clube – UF
4- Marcelo Magalhães Machado – Ala – 39 anos – 2,00m – Flamengo (RJ) – RJ
5- Raul Togni Neto – Armador – 22 anos – 1,84m – UCAM Murcia (Espanha) – MG
6- Rafael Hettsheimeir – Pivô – 28 anos – 2,08m – Bauru Basquete (SP) – SP
7- Larry James Taylor Júnior – Armador – 33 anos – 1,85m – Bauru Basquete (SP) – EUA
8- Alex Ribeiro Garcia – Ala – 34 anos – 1,91m – Bauru Basquete (SP) – SP
9- Marcelo Tiepo Huertas – Armador – 31 anos – 1,91m – FC Barcelona (Espanha) – SP
10- Leandro Mateus Barbosa – Ala – 31 anos – 1,92m – Phoenix Suns (EUA) – SP
11- Anderson França Varejão – Ala/Pivô – 31 anos – 2,11m – Cleveland Cavaliers (EUA) – ES
12- Guilherme Giovannoni – Ala/Pivô – 34 anos – 2,04m – Brasília (DF) – SP
13- Maybyner Rodney Hilário (Nenê) – Pivô – 31 anos – 2,11m – Washington Wizards (EUA) – SP
14- Marcus Vinicius Vieira de Souza – Ala – 29 anos – 2,07m – Flamengo (RJ) – RJ
15- Tiago Splitter – Pivô – 29 anos – 2,11m – San Antonio Spurs (EUA) – SC
Média de idade: 31 anos / Média de altura: 2,01m
Comissão Técnica
Administrador: Vinicius Alvarez
Técnico: Rubén Magnano
Assistentes técnicos: José Alves Neto e Gustavo De Conti
Preparador físico: Diego Miceli Jeleilate
Médico: Dr. Felipe Hardt
Fisioterapeutas: Adriano Tambosi, Vinicius Castro e Daniel Kan
Roupeiro: Edson Donizete da Silva
Confira a tabela e os resultados da Copa do Mundo da Espanha. Clique aqui
