Mais um pódio para o Brasil no Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2012. Neste DOMINGO (22.07), Márcio e Pedro Solberg conquistaram a medalha de prata do Grand Slam de Klagenfurt, na Áustria, a décima etapa do calendário masculino da competição. O ouro ficou com Nummerdor/Schuil, da Holanda, e o bronze com Gibb/Rosenthal, dos Estados Unidos.
Na final em Klagenfurt, Márcio e Pedro começaram melhor e venceram o primeiro set por 21/14. Depois, acabaram sofrendo a virada, perderam a segunda parcial por 12/21 e no tie-break foram superados no final, por 13/15.
Nas semifinais, os brasileiros passaram pelos campeões olímpicos Rogers e Dalhausser, dos Estados Unidos em três sets (25/23, 17/21 e 15/10), mesmo placar da vitória dos holandeses sobre os também norte-americanos Gibb e Rosenthal, com parciais de 13/21, 21/19 e 16/14.
“Lutamos muito para conquistar nosso primeiro título juntos no Circuito Mundial, mas infelizmente não deu. Mas fizemos um ótimo torneio. Nesta etapa, perdemos no primeiro jogo, mas reagimos e ganhamos de duas duplas que são candidatas ao ouro na Olimpíada de Londres na reta final. Isso mostra a força da nossa equipe. Os holandeses sacaram melhor do que nós e acabaram beneficiados pela arbitragem no final”, analisa Márcio.
Márcio e Pedro, que iniciaram a parceria no começo da temporada, chegaram ao pódio pela terceira vez juntos em 2012. A dupla foi vice-campeã da etapa de Myslowice, na Polônia, e ficou em terceiro no Grand Slam de Xangai, na China.
O JOGO
A dupla holandesa conseguiu dois pontos de vantagem no começo da final, com Schuil sacando para marcar 6/4. O Brasil conseguiu três pontos seguidos e um bloqueio de Pedro mudou a vantagem de lado 7/6. Pouco depois, o carioca parou Nummerdor novamente para marcar 11/8. Um contra-ataque de Márcio, após bela defesa, ampliou o domínio brasileiro para 15/9. No final, Pedro atacou com potência na diagonal para marcar 21/14.
Os europeus repetiram o bom início no segundo set e conseguiram vantagem de dois pontos no começo da parcial. A distância aumentou ao longo e, após dois ataques errados de Pedro, passou a ser de seis pontos: 17/11. A partir daí, os brasileiros não conseguiram mais reagir e permitiram a vitória holandesa em 21/12.
O terceiro set teve início equilibrado e Schuil, novamente no saque, colocou os holandeses com vantagem de 6/4. Outro saque na linha do holandês ampliou a diferença para 9/6. Os brasileiros encostaram na reta final e ficaram um ponto atrás (13/12), quando Pedro concluiu um contra-ataque, mas um ataque de Nummerdor selou a vitória holandesa em 15/13.
Norte-americanos lideram o ranking mundial
Com o bronze em Klagenfurt, Gibb e Rosenthal reassumiram a liderança do ranking mundial em 2012. Os brasileiros somam 5.080 pontos e estão pouco a frente dos atuais campeões, os brasileiros Alison e Emanuel, que não disputaram o Grand Slam austríaco e têm 5.000. Ricardo e Pedro Cunha têm 3.920 pontos. A classificação contabiliza os oito melhores resultados de cada dupla na temporada.
Por conta dos Jogos Olímpicos de Londres, o Circuito Mundial sofrerá uma interrupção até o dia 14 de agosto, data de início da última etapa masculina, o Grand Slam de Stare Jablonki, na Polônia. O Brasil tem dez duplas inscritas no torneio: Alison/Emanuel, Ricardo/Pedro Cunha, Márcio/Pedro Solberg, Benjamin/Bruno Schmidt, Thiago/Ferramenta, Harley/Evandro, Moisés/Vitor Felipe, Beto Pitta/Lipe, Álvaro Filho/Luciano e Fábio Luiz/Juca.