Brasil entra em quadra na tarde desta segunda para enfrentar o Equador - SóEsporte
Futebol

Brasil entra em quadra na tarde desta segunda para enfrentar o Equador

É o primeiro passa na caminhada rumo ao Taiti. O Brasil entra em quadra na tarde desta segunda-feira, dia 11, para enfrentar o Equador às 17h45min (horário de Brasília), em sua estreia nas Eliminatórias Conmebol 2013, que serão realizadas em Merlo (província de San Luis) até o próximo domingo, dia 17 – o canal SporTV anuncia a transmissão ao vivo para todo o país. Atual pentacampeã invicta da competição (2011/2009/2008/2006/2005), com 27 vitórias em igual número de partidas, a Seleção Brasileira é a cabeça-de-chave do Grupo B e tem pela frente um rival pouco conhecido: foi apenas um confronto no histórico diante dos equatorianos, com triunfo por 8 a 3, nas Eliminatórias 2009 (Uruguai). Em areias portenhas, Júnior Negão terá um grupo que alia experiência e juventude, manteve a base campeã da Copa das Nações e conta com cinco jogadores que disputaram a última Copa do Mundo FIFA de Beach Soccer (Ravenna/Itália, em 2011): Leandro Fanta, Buru, Jorginho, Sidney e Benjamin. Depois de um mês de preparação e dois títulos (Copa América e Copa das Nações, ambas em Santos-SP), o Brasil está pronto.

– Agora é entrar em quadra e jogar. Treinamos muito, foram cinco semanas de trabalho forte, fizemos jogos contra times de qualidade e estamos muito confiantes. Vamos enfrentar uma pressão grande, sabemos disso, mas estamos prontos. Temos poucas informações sobre o Equador, sabemos que é um time que joga com muita velocidade e tem jogadores habilidosos. Não podemos dar espaço, precisamos explorar o que temos de melhor, jogar como temos jogado, como Brasil, com alegria, com vontade e sempre em direção ao gol. É um torneio curto, é uma estreia, precisamos estar concentrados ao máximo para estrear com o pé direito, com uma boa vitória – disse Buru que, ao lado de Benjamin, esteve nos 27 jogos na história das Eliminatórias.

Seis dos 12 convocados nunca disputaram uma partida de Qualifier: Leandro Fanta, Cesinha, Bruno Xavier, Fernando DDI, Datinha e Anderson. Nervosismo?

– Não. Tem sempre aquela expectativa, aquela ansiedade, que é normal, por ser uma estreia de um campeonato importante. Mas todos aqui são bastante experientes, com jogos pela Seleção Brasileira, já conquistaram vários títulos. Temos um grupo unido e que chega muito forte em Merlo – garantiu Leandro Fanta, que será o titular da equipe.

Capitão da equipe, Bueno lembra que o Brasil é ‘a seleção a ser batida’ e precisa ter controle emocional e atitude.

– Sabemos da nossa força e os nossos adversários também sabem. Todo o nosso retrospecto, fica para trás, não conta para nada, e vamos pensar jogo a jogo, um passo de cada vez. Precisamos ter tranquilidade, ter a posse de bola para ditar o ritmo de jogo. É uma competição importante, vale vaga na Copa do Mundo e esse é o nosso objetivo. Vamos lá para isso, para conquistar a classificação e lutar pelo hexacampeonato das Eliminatórias – afirmou o defensor, tricampeão da Copa do Mundo FIFA (2009/2008/2006).

ELIMINATÓRIAS CONMEBOL
Em cinco edições do Qualifier, o Brasil reina absolute: são 27 partidas, 27 vitórias e o pentacampeonato invicto da competição. Até hoje, são 241 gols marcados e apenas 50 sofridos, sendo que a maior goleada foi em 2005, quando as Eliminatórias eram continentais, nos 23 a 3 sobre o México. Do grupo atual, apenas Buru e Benjamin disputaram os 27 jogos em Eliminatórias Conmebol. A Seleção Brasileira possui ainda um retrospecto impressionante diante dos rivais da primeira fase do torneio: venceu o Equador no único confronto entre os países, tem 45 vitórias em 47 jogos contra o Uruguai e mantém invencibilidade em oito partidas diante da Venezuela. No Grupo A estão a anfitriã Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e Peru.

CONVOCADOS

GOLEIROS – Leandro Fanta (Botafogo-RJ) e Cesinha (Vasco da Gama-RJ)
DEFENSORES – Bueno (Vasco da Gama-RJ), Bruno Xavier (Vasco da Gama-RJ), Fernando DDI (Sport Recife-PE), Buru (Corinthians-SP) e Daniel (Flamengo-RJ)
ATACANTES – Jorginho (Vasco da Gama-RJ), Sidney (Botafogo-RJ), Datinha (Sampaio Correa-MA), Anderson Wesley (Corinthians Santo André-SP) e Benjamin (Flamengo-RJ)

TABELA DO BRASIL – QUALIFIER 2013
Dia 10 – Folga
Dia 11 – Equador x BRASIL (17h45min / horário de Brasília)
Dia 12 – BRASIL x Uruguai (16h30min / horário de Brasília)
Dia 13 – BRASIL x Venezuela (16h30min / horário de Brasília)
Dia 14 – Folga
Dia 15 – Folga
Dia 16 – Semifinais
Dia 17 – Disputa de 3º lugar / Final

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.