O Brasil está a uma vitória da vaga para a Copa do Mundo FIFA Taiti 2013. Em um ‘treino de luxo’, a Seleção Brasileira derrotou a Venezuela por 11 a 5 (gols de Datinha (3), Bruno Xavier (2), Anderson Wesley (2), Benjamin (2), Daniel e Jorginho, para os brasileiros, Vaamonde (2), Edgar, Gianluca e Ferreira, para os venezuelanos), há pouco, na tarde desta quarta-feira, dia 13, em confronto que fechou a fase de classificação das Eliminatórias Conmebol 2013, que estão sendo disputadas em Merlo (província de San Luís/Argentina). Com o resultado, o Brasil chegou à vitória de número 30 em igual número de partidas na História do Qualifier e terá dois dias para se preparar até a semifinal, no sábado, dia 16, às 14h (horário de Brasília), ainda aguardando a definição do adversário. Chegando à final, a Seleção Brasileira carimba o passaporte para o Mundial da Polinésia Francesa (18 a 28 de setembro, em Papeete) – apenas os três primeiros colocados em Merlo garantem vaga no Taiti. Datinha, artilheiro da partida, exaltou a postura da equipe na goleada, palavras endossadas pelo técnico Júnior Negão.
– Entramos muito concentrados e isso fez diferença. Fizemos uma boa defesa, nosso ataque funcionou, criamos oportunidades e marcamos os gols. Tudo deu certo e conseguimos essa excelente vitória – comentou a ‘jóia de Tutóia’, eleito ‘Atleta do Ano’ do esporte do Maranhão em 2012.
– Tivemos mais uma boa atuação, jogando com inteligência, aproveitando as chances lá na frente, mostrando que a Seleção Brasileira é muito forte. Temos dois dias para descansar e nos prepararmos para essa semifinal, que será a nossa ‘primeira final’ aqui na Argentina. É o jogo mais importante do ano. Até sábado, só pensamos na vitória e na vaga para o Taiti – afirmou o treinador.
O confronto pouco valia. Para a Venezuela, a chance de conseguir a primeira vitória sobre o Brasil nas areias. Com Buru e Bueno no banco, pendurados com dois cartões amarelos, e Cesinha no lugar de Leandro Fanta, a Seleção Brasileira foi à quadra apenas cumprir tabela contra os venezuelanos, com o objetivo de defender sua invencibilidade na competição. Classificado antecipadamente para a semifinal, o Brasil tinha uma formação ofensiva e de velocidade, com Anderson e Sidney marcando na saída de bola da Venezuela. Bruno Xavier cobrou bem a falta de longe e Vásquez espalmou. Daniel encheu o pé e acertou o travessão. E o gol saiu em outra bola parada de Bruno Xavier. O capixaba bateu rasteiro, a bola raspou num adversário e só parou no fundo do gol: 1 a 0, aos 5’02”. A bola parada era a principal arma dos brasileiros. Jorginho exigiu elasticidade de Vásquez para impedir o segundo gol. Cesinha pegou o pênalti cobrado por Ferreira e Jorginho aumentou, novamente em falta frontal: 2 a 0, aos 7’11”. Benjamin marcou mais (10’27”) e Anderson Wesley deixou o dele, antes do fim do primeiro período: 4 a 0, aos 11’44”.
A vantagem no placar não diminuiu a vontade do Brasil. A equipe voltou em alta velocidade, com Datinha e Anderson criando problemas para a defesa venezuelana. Datinha fez o quinto (4’11”) e Bruno Xavier, aproveitando o rebote da defesa, após boa triangulação do ataque brasileiro, marcou de novo: 6 a 0, aos 8’06”. O baixinho Gianluca, goleiro-linha da Venezuela, diminuiu num lindo chute de longe: 6 a 1, aos 8’44”, resultado do segundo tempo. Logo a 15 segundos do último período, Anderson recebeu de Datinha, driblou um adversário e bateu forte para aumentar: 7 a 1. Pouco depois, Anderson arrancou, ganhando na velocidade de três defensores e cruzou para Datinha só completar: 8 a 1, aos 1’05”.
Com chuva e muito vento, Ferreira diminuiu em falta que desviou no ‘montinho’ e enganou Cesinha: 8 a 2, aos 3’25”. Fernando DDI perdeu a chance em pênalti que Fermín defendeu. De falta, Datinha fez mais um: 9 a 2, aos 4’08”. Jorginho recebeu o segundo amarelo e acabou expulso. E a Seleção Brasileira se ‘desligou’ da partida por dois minutos. Com um jogador a mais em quadra, Edgar recebeu na lateral e tocou com categoria, encobrindo Cesinha, para fazer um bonito gol: 9 a 3, aos 5’41”. Vaamonde também marcou em bobeada da defesa: 9 a 4, aos 6’03”. Daniel aproveitou a falha de Gianluca e chutou para o gol vazio: 10 a 4, aos 7’23”, gol de número 98 do defensor com a camisa amarelinha. Em outra falha de Gianluca, Benjamin ganhou a dividida no meio-campo e chutou para o gol vazio: 11 a 4, aos 8’37”. Vaamonde ainda diminuiu (9’05”) antes do apito final. Vitória tranquila do Brasil, que segue firme em busca da vaga para o Taiti.
TABELA DO BRASIL – QUALIFIER 2013
Dia 11 – Equador 4 x 6 BRASIL
Dia 12 – BRASIL 7 x 3 Uruguai
Dia 13 – BRASIL 11 x 5 Venezuela
Dia 14 – Folga
Dia 15 – Folga
Dia 16 – BRASIL x segundo colocado do Grupo A (14h / horário de Brasília) – SporTV
Dia 17 – Disputa de 3º lugar / Final
