Brasil estreia na estreia da IX Copa América, diante dos EUA - SóEsporte
Especiais

Brasil estreia na estreia da IX Copa América, diante dos EUA

Em 1994, Júnior Negão estreava com a camisa amarelinha na vitória sobre os Estados Unidos por 4 a 2, no I Mundialito, nas areias de Copacabana, no Rio de Janeiro. Dezenove anos depois, Negão tem uma espécie de ‘segunda estreia’ com a camisa do Brasil.

Desta vez, à beira da quadra, só que contra o mesmo adversário. Ex-capitão da Seleção Brasileira, colecionador de títulos, Júnior Negão comanda o Brasil na tarde desta sexta-feira, dia 18, a partir das 16h30min (horário de Brasília), na estreia da IX Copa América, diante dos EUA, na arena montada na Praia do Gonzaga, em Santos (SP). Antes, às 15h, Argentina e México se enfrentam abrindo a primeira rodada – o canal SporTV anuncia a transmissão das duas partidas ao vivo para todo o país – entrada franca. No retrospecto de confrontos, hegemonia verde-amarela: 32 jogos, com 30 vitórias brasileiras e duas dos americanos. No histórico da competição, que volta ao litoral paulista após 18 anos, o Brasil disputou 19 partidas e não sabe o que é derrota. Contando com uma base experiente, com seis campeões da Copa do Mundo FIFA (Mão, Bueno, Buru, Daniel, André e Benjamin), e novos talentos, como o maranhense Datinha e cearense Anderson, o Brasil vai em busca do eneacampeonato do torneio, abrindo a ‘Era Júnior Negão’.

– Treinamos dez dias no Rio de Janeiro e todo mundo está com fome de bola. Temos um grupo muito forte, bem equilibrado, que sabe bem o que quer e vamos lutar por esse título. Este é um ano muito importante, é ano de Copa do Mundo, e queremos que o Brasil apresente um bom futebol, que volte a vencer e recupere o seu lugar de melhor do mundo. E vamos conseguir. Trabalho, vontade e comprometimento não vão faltar – afirmou o treinador, que falou ainda sobre sua estreia no banco de reservas. – É diferente, claro, mas estou tranquilo. Todo mundo está motivado, sabendo da responsabilidade que temos e que mudar essa situação só depende da gente. Estamos em casa, com a nossa torcida e vamos buscar uma vitória contra os Estados Unidos, para começar bem 2013.

Quem reaparece com a camisa amarelinha é o defensor Daniel. Tricampeão da Copa do Mundo FIFA (2009/2008/2007), o carioca volta a defender o Brasil depois de um ano e meio longe das convocações. A última foi para as Eliminatórias Conmebol de 2011, em Copacabana, mas uma contusão na final diante da Argentina tirou o jogador do Mundial de Ravenna (Itália), naquele mesmo ano. Em 2012, Daniel não teve seu nome lembrado, mas veio 2013 e o defensor ganha uma nova chance. Oportunidade comemorada por Daniel.

– Fiquei muito feliz quando vi meu nome entre os convocados para os treinos no começo do ano. Ficar fora da última Copa do Mundo me deixou muito triste, me machuquei dias antes do embarque e foi graças à força da minha família, dos meus amigos e dos meus companheiros, que consegui superar aquele momento. Hoje, quero recuperar meu espaço, ajudar a Seleção Brasileira a comemorar títulos e poder brigar pela conquista de mais uma Copa do Mundo esse ano. Estou feliz e muito motivado – afirmou ele, campeão do II Mundialito de clubes em 2012, pelo Lokomotiv Moscou.

VISITA AO PREFEITO
A Seleção Brasileira de beach soccer foi recebida na tarde desta quinta-feira, dia 17, pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa, no Palácio José Bonifácio, no centro de Santos. No encontro, o prefeito recebeu de presente uma camisa oficial do Brasil autografada pelos atletas e deu as boas-vindas à delegação verde-amarela.

– Santos será a casa de vocês pelos próximos dez dias. Espero que o espírito esportivo da cidade ajude a Seleção Brasileira a conquistar esses dois títulos para a vitoriosa galeria do esporte.

ESTADOS UNIDOS
Eddie Soto – Técnico
– Ainda estamos buscando uma identidade, por isso optamos por mudar parte do grupo que esteve na última Copa América. Temos um time muito jovem, estamos construindo uma base para a seleção e nos apoiamos na juventude e na disposição para tentar surpreender. Enfrentar o Brasil é sempre muito difícil, principalmente na estreia, mas precisamos manter a calma e jogar.

ARGENTINA
Santiago Hilaire – Defensor
– Estava com saudade de fazer parte da seleção. O que mais senti falta foi das competições e das viagens. Espero continuar aqui por mais um bom tempo, creio que eu acrescento muito na parte de marcação da equipe. Todas as seleções da Copa América estão muito iguais, tirando a pequena vantagem do Brasil. Esperamos fazer um bom jogo e vencer o México na estreia.

MÉXICO
Ramón Raya – Técnico
– Depois da última Copa América, não pudemos treinar no México e nos dedicamos ao futsal, conseguindo uma classificação inédita para o Mundial. Não temos segredo, é a mesma base de 2012, vamos aproveitar a competição para ganhar ritmo e treinar para as Eliminatórias, mantendo o objetivo de lutar pelo título, mesmo sabendo que temos algunas desvantagens em relação aos outros.

CBBS NO FACEBOOK
Agora, os fãs que já visitam o site oficial em busca de notícias e seguem o perfil oficial no Twitter (@CBBSBrasil), vão poder saber mais sobre o beach soccer também na rede de relacionamentos Facebook (www.facebook.com/cbbsbrasil). Na página, os fãs, profissionais e imprensa terão informações completas sobre o melhor beach soccer do mundo.

COPA AMÉRICA E COPA NAÇÕES
A temporada 2013 começa em Santos. Nas areias do litoral paulista, o Brasil busca o nono título da Copa América (12/03/9998/97/96/95/94), neste fim-de-semana, tendo como adversários Argentina, México e Estados Unidos. O quadrangular será disputado em turno único, com três rodadas, onde todos os países se enfrentam e será campeão aquele que somar mais pontos. No ano passado, no ‘Hot Park’ do Rio Quente Resorts (Caldas Novas-GO), a Seleção Brasileira derrotou o México na última rodada e confirmou a oitava conquista. Já a Copa das Nações terá apenas sua segunda edição. A primeira foi em 2007, no Guarujá, e a segunda será realizada entre os dias 25 e 27 de janeiro. Dois dos adversários do Brasil já estão definidos: Suíça (vice-campeã mundial em 2009) e Itália (vice-campeã mundial em 2008). A terceira seleção na Copa das Nações será a estrangeira melhor colocada da Copa América.

CONVOCADOS COPA AMÉRICA
GOLEIROS – Mão (Corinthians Paulista-SP) e Leandro Fanta (Botafogo-RJ)
DEFENSORES – Bruno Xavier (Vasco da Gama-RJ), Fernando DDI (Sport Recife-PE), Bueno (Vasco da Gama-RJ), Daniel Nogueira (Flamengo-RJ) e Buru (Corinthians Paulista-SP)
ATACANTES – Datinha (Sampaio Correa-MA), André (Corinthians Paulista-SP), Anderson Wesley (Corinthians Santo André-SP), Benjamin (Flamengo-RJ) e Jorginho (Vasco da Gama-RJ)

TABELA DA COPA AMÉRICA
Sexta-feira (dia 18)
15h – Argentina x México (SporTV) – jogo 1
16h30min – BRASIL x Estados Unidos (SporTV) – jogo 2
Sábado (dia 19)
9h – vencedor jogo 1 x perdedor jogo 2 (SporTV)
10h30min – vencedor jogo 2 x perdedor jogo 1 (SporTV)
Domingo (dia 20)
8h – perdedor jogo 1 x perdedor jogo 2
10h – vencedor jogo 1 x vencedor jogo 2 (TV Globo)

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.