Brasil foi comandado por campeões mundiais em seus três títulos da Copa das Confederações - SóEsporte
Futebol

Brasil foi comandado por campeões mundiais em seus três títulos da Copa das Confederações

Parreira comandou o Brasil em 2005. Foto - Copa do Mundo 2014.org

A Seleção Brasileira é a maior vencedora da Copa das Confederações com três títulos. As três conquistas foram obtidas sob o comando de três campeões mundiais. Zagallo, em 1997, foi o primeiro treinador a faturar a Copa das Confederações com a amarelinha.

Campeão da Copa do Mundo em 1958 e 1962 como jogador, além dos títulos de 1970 como técnico e de 1994 como auxiliar, Zagallo garantiu a conquista ao golear a Austrália, por 6 a 0. O treinador seguiu no comando Brasil na Copa do Mundo de 1998, mas naufragou na decisão contra os anfitriões franceses (3 a 0).

Carlos Alberto Parreira, hoje auxiliar de Felipão, ficou com o título de 2005 após o Brasil triunfar sobre a rival Argentina, por 4 a 1. O treinador, aliás, é o único que defendeu a Seleção em duas oportunidades na Copa das Confederações. Parreira – campeão do mundo em 1994 – já tinha ficado a frente do Brasil em 2003, quando a Seleção foi eliminada já na Primeira Fase.

Por fim, Dunga – campeão como jogador em 1994 – foi o último técnico a faturar o título da Copa das Confederações para a Seleção Brasileira. Em 2009, o Brasil virou pra cima dos EUA (3 a 2) e faturou o terceiro título de sua história. Na Copa do Mundo, porém, Dunga não teve a mesma competência e foi eliminado pela Holanda nas quartas-de-final.

A Seleção Brasileira, além dos três comandantes já citados, ainda foi dirigida por Vanderlei Luxemburgo em 1999. Na oportunidade, o Brasil ficou com o vice-campeonato ao ser derrotado pelo México. Dois anos depois, o Brasil teve Emerson Leão no comando, mas não passou do modesto quarto lugar.

Luxa e Leão não chegaram a Copa do Mundo de 2002, dirigida e ganha por Luiz Felipe Scolari. O técnico do penta é o atual treinador da Seleção Brasileira. Ele, como Zagallo, Parreira e Dunga, já foi campeão mundial. Para os supersticiosos é um bom sinal. A Copa das Confederações 2013 começará neste sábado com o duelo entre Brasil e Japão, em Brasília.

Histórico!
O Brasil, com três títulos, é o maior vencedor da Copa das Confederações. A França aparece com duas conquistas, uma a mais do que Argentina, Dinamarca e México. Jamais uma Seleção venceu o torneio três vezes seguida. O Brasil é o atual bicampeão. Apenas México (1999) e França (2003) foram campeões em casa.

A Edição 2013 da Copa das Confederações será realizada entre os dias 15 e 30 de junho em seis sedes (Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro, Recife e Salvador).

A Seleção Brasileira está no Grupo A ao lado do Japão (campeão da Copa da Ásia), México (campeão da Copa Ouro) e Itália (vice-campeã da Eurocopa). O Brasil vai estrear contra o Japão em 15 de junho no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. México e Itália se pegarão em 16 de junho, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

No Grupo B aparecem Espanha (campeã da Copa do Mundo), Uruguai (campeão da Copa América) Taiti (campeão da Copa das Nações da Oceania) e Nigéria (campeã da Copa Africana de Nações). A estreia dos espanhois será contra o Uruguai em 16 de junho, na Arena Pernambuco, em Recife. Já o embate entre Taiti e Nigéria acontecerá em 17 de junho, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.

Confira os técnicos da Seleção Brasileira na Copa das Confederações:

1997 (Zagallo)

1999 (Vanderlei Luxemburgo)

2001 (Emerson Leão)

2003 (Carlos Alberto Parreira)

2005 (Carlos Alberto Parreira)

2009 (Dunga)

2013 (Luiz Felipe Scolari)

por Rodolfo Brito

srgoool

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.