A CBF confirmou nesta terça-feira, em nota oficial, a não realização do Brasil e Argentina marcada para setembro, pelo 1º turno das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo. O jogo será considerado como “não existente”, sem resultado administrativo a ser aplicado – não haverá um w.o.. Informações do ep.
Com isso, as duas seleções terminam as Eliminatórias com apenas 17 jogos disputados e o Brasil leva o “simbólico título de campeão” de maneira invicta, com 14 vitórias e 3 empates – 45 pontos.
A Argentina também termina invicta as Eliminatórias, mas com 11 vitórias e 6 empates – 39 pontos. Isso está na tabela oficial das Eliminatórias da Fifa, em seu site.
Sem o Brasil e Argentina, a seleção terá pela frente na data Fifa de setembro dois adversários que serão do continente africano: a Argélia e a Tunísia. Os jogos estão previstos para os dias 22 e 27 de setembro.
O jogo cancelado é referente à sexta rodada das Eliminatórias da América do Sul, que originalmente seria disputado no dia 5 de setembro do ano passado, na Neo Química Arena, em São Paulo.
O jogo foi suspenso devido aos agentes da Anvisa e da Polícia Federal entraram em ação para retirar de campo quatro jogadores da Argentina que haviam entrado irregularmente no Brasil – segundo as normas de segurança sanitária em meio à pandemia de covid-19, naquele período.
Segundo a nota, a CBF e a AFA assumiram suas respectivas responsabilidades pelos eventos que levaram ao abandono da partida, conforme constatado pelos órgãos judiciais da FIFA, e que devem sofrer a sanção pertinente.
Como resultado, a CBF foi condenada a pagar uma multa total de 300mil francos suíços, cerca de R$ 1.624.973 pela cotação atual, sendo que metade da qual foi suspensa por um período probatório de dois anos. Os argentinos pagarão metade desse valor, ou seja, 150mil francos suíços – ou R$ 812 mil.
Metade da multa pagável (25% da multa total) deverá ser doada diretamente pela CBF à Organização Mundial da Saúde (OMS), em apoio aos seus esforços contínuos no combate à covid-19.
“Por fim, a partida Brasil-Argentina não será mais repetida, e a data relevante permitirá, portanto, que nossa seleção faça um amistoso em preparação para a Copa do Mundo Qatar 2022. A CBF agradece à FIFA pela disposição e disponibilidade para resolver este problema nestas circunstâncias muito específicas e num curto espaço de tempo”, diz o final da nota.