Brasil perde na estreia das Olimpíadas pela 1ª vez desde 1996
Resumão
Estreia com derrota
Pela primeira vez desde 1996, a seleção masculina de vôlei iniciou sua caminhada olímpica com um revés. Neste sábado (27), os comandados de Bernardinho perderam para a Itália por 3 sets a 1, com parciais de 25/23, 27/25, 18/25 e 25/21. O Brasil chegou a ter vantagem nas duas primeiras parciais, mas cometeu erros em momentos decisivos. Ao longo do jogo, o bloqueio também apareceu pouco – italianos venceram no fundamento por 13 a 4. Darlan terminou como maior pontuador da partida, com 25 pontos, mas os números não foram suficientes para garantir um triunfo verde e amarelo.
Tabu em jogo
A seleção brasileira masculina nunca conquistou medalhas depois de estrear com derrota nas Olimpíadas. Em Paris, ainda vai enfrentar Polônia e Egito no Grupo B. O torneio de vôlei tem três chaves com quatro times, e os dois primeiros de cada uma avançarão às quartas de final, assim como os dois melhores terceiros.
Como foi Itália x Brasil
A seleção brasileira comandou o placar em boa parte do primeiro set, mas um erro bobo na reta final prejudicou bastante o trabalho. O bloqueio do Brasil tinha parado o ataque adversário, mas o que seria ponto verde e amarelo se transformou em italiano. Isso porque Bernardinho pediu desafio durante a jogada e não teve sucesso. A partir daí, a confiança da Itália aumentou, e os europeus venceram por 25 a 23.
A Itália abriu ampla vantagem logo no início do segundo set e esteve à frente durante boa parte do tempo. Cometendo erros, a seleção brasileira não conseguia engrenar. Quando os italianos fizeram 24 a 21, no entanto, o Brasil salvou três set points e até passou à frente do placar. Mas aí voltou a oscilar e perdeu a parcial por 27 a 25.
O terceiro set foi ideal para o Brasil, que esteve mais solto em quadra e liderou a parcial desde o início. Com maior efetividade nos contra-ataques e buscando diminuir a quantidade de erros, a seleção comandada por Bernardinho não deu chances à Itália, vencendo por 25 a 18. Leal e Darlan foram os principais nomes brasileiros, e o bloqueio também apareceu mais.
A boa atuação do terceiro set não deu ao Brasil o ânimo que se esperava. A seleção voltou a errar na última parcial e esteve quase sempre atrás do placar. Quando tinha chance de encostar em 20 a 19, Darlan atacou para fora. E um saque na rede de Lucão decretou a vitória da Itália por 25 a 21.
O destaque brasileiro!
Apesar da derrota na estreia, Darlan teve bom desempenho. O oposto do Brasil foi o grande destaque ofensivo da partida, com 25 pontos marcados. A vibração ao virar bolas também foi importante para motivar companheiros.
Agenda olímpica
Em busca da recuperação, o Brasil voltará à quadra na próxima quarta-feira (31), às 4h (de Brasília), contra a Polônia. Depois, encerrará a primeira fase diante do Egito. O jogo será na sexta-feira (2), às 8h (também de Brasília).