Nem mesmo a baixa temperatura e o vento forte na cidade de Santa Fé impediram o ímpeto brasileiro, que superou com facilidade o Uruguai neste sábado (21) na estreia da Copa América IBSA 2013 de Futebol de 5 pelo placar de 5 a 0. O resultado colocou o Brasil na ponta da tabela ao lado de Argentina, Colômbia e Paraguai, porém, empatado no saldo de gols com os Hermanos.
Acostumado a grandes jogos, Ricardinho destacou a importância de vencer na estreia da competição, principalmente de goleada, o que para ele, dará moral e tranquilidade para o time nos próximos jogos.
- A estreia sempre tem um pouco de ansiedade, e a gente quer se firmar na competição dando o primeiro passo pontuando. Então ganhar, ainda mais com um placar elástico nos dá confiança para que na próxima partida o time esteja mais solto e possa ter um rendimento melhor – disse o craque, autor do primeiro gol brasileiro.
O Jogo
Durante a preleção, o técnico Fábio Vasconcelos disse para os atletas manterem tranquilidade, que mesmo se o gol demorasse a sair, era para a equipe continuar trabalhando sem desespero. O recado foi bem assimilado. Com paciência o Brasil demostrou porque é tricampeão paralímpico e tomou conta do jogo, criando as melhores chances.
O Gol não demorou a sair. Ricardinho fez linda jogada individual e chutou rasteiro no canto direito do goleiro. Mesmo com o placar positivo o Brasil não parou de atacar. Jefinho e Ricardinho levaram a defesa uruguaia à loucura.
Mesmo com o bom momento da equipe, o treinador brasileiro resolveu mexer. Sacou Ricardinho e Cássio, para as entradas de Nonato e Bill, respectivamente. A dupla manteve o nível dos titulares. O segundo, inclusive, saiu dos pés do pernambucano, que ganhou disputa de bola ao chão com o zagueiro, carregou para o meio e bateu forte para fazer 2 a 0.
Com o resultado adverso, o Uruguai não tinha muitas alternativas a não ser correr atrás do prejuízo. A postura do time Celeste no segundo tempo abriu espaço para o Brasil chegar com mais facilidade. O terceiro gol brasileiro saiu numa jogada rápida de contra ataque, após Jefinho recuperar a bola no campo de defesa, arrancar em velocidade e marcar um belo gol.
A diferença no marcador foi boa para o técnico Fábio continuar com o rodízio na equipe. Nonato que havia sido sacado no intervalo, entrou, e no primeiro lance o camisa 8 acertou um bonito chute de longe e fez o segundo dele no jogo. O gol da vitória foi numa cobrança de pênalti. Ricardinho fez um carnaval na zaga do Uruguai e foi parado com falta dentro área. Bill bateu com força e deu números finais a partida.
O Brasil volta a campo neste domingo (22), às 15h30, contra o Chile em partida válida pela segunda rodada da competição. O Twitter da CBDV (@cbdvonline) transmitirá o jogo em tempo real.
Resultados
Paraguai 1 x 0 México
Colômbia 3 x 0 Peru
Brasil 5 x 0 Uruguai
Argentina 5 x 0 Chile
Foto: Tadeu Casqueira
Por Tadeu Casqueira
Santa Fé, Argentina
Imprensa CBDV