Disputar e conquistar uma medalha olímpica é o sonho de praticamente todos os atletas. E quatro promessas do vôlei de praia brasileiro terão a chance de conhecer um pouco deste sabor nos Jogos Olímpicos da Juventude, que acontecerão em Nanquim, na China, entre 16 e 28 de agosto. O país será representado por duas duplas experientes, apesar da pouca idade: Duda/Ana Patrícia e Arthur Lanci/George Souto.
O evento reunirá os melhores atletas do mundo entre 15 e 18 anos e tem o programa esportivo igual ao das Olimpíadas tradicionais. Com um total de 98 atletas em 24 modalidades, a delegação brasileira será a segunda maior do evento, atrás apenas da China, o país anfitrião.
Além dos atletas, a delegação do vôlei de praia será composta pelos técnicos Wallace Ramos, no masculino, e Júlio Knuz, no feminino. O grupo treinará no Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema, até o próximo dia 19, quando viajam para uma maratona de competições com os Mundiais Sub-19, Sub-21 e finalmente os Jogos Olímpicos da Juventude.
Uma das grandes promessas de medalha é a sergipana Duda, campeã mundial sub-19 e vice-campeã sub-23 na temporada passada. Ela comemora a oportunidade de conhecer o clima de uma Olimpíada e aposta na boa preparação antes do torneio.
“Fiquei muito feliz de saber que iria participar, tem um charme de Olimpíada, de conviver com atletas de outras modalidades e disputar um torneio de grande importância para o currículo. E será positivo pois teremos os Mundiais poucas semanas antes, chegaremos preparadas e com vontade de representar o país”, disse Duda, 15 anos.
Duda terá como parceira Ana Patrícia, também de 15 anos, que é campeã mineira de vôlei de praia nas categorias sub-21 e adulto. Além disso, ela representará o país no Mundial Sub-19, no final deste mês, em Portugal, mas ao lado de Paula Hoffman.
No masculino, o paraibano George Souto, 17 anos, e o paranaense Arthur Lanci, 18 anos, competirão juntos no Mundial Sub-19 e nos Jogos Olímpicos da Juventude. Souto é vice-campeão do Circuito Banco do Brasil Sub-19 de 2013 e também disputou o Mundial Sub-19 no ano passado, além de acumular várias convocações para seleções de base.
Arthur Lanci, outro atleta que representa a seleção brasileira em competições de base, é campeão do Circuito Banco do Brasil Sub-21 de 2013, representando o Paraná. Neste ano, ele já conquistou as duas primeiras etapas da mesma competição e corre atrás do bicampeonato.
As competições do vôlei de praia começam no dia 17 de agosto e acabam no dia 27 do mesmo mês. Serão 144 atletas nos dois naipes. A delegação brasileira em Nanquim terá a medalhista olímpica do vôlei de praia Adriana Behar como chefe de missão. Atual gerente de Planejamento Esportivo do COB, Adriana também foi a chefe da missão brasileira na primeira edição do evento, em Cingapura-2010.

















