
O Campeonato Brasileiro de atletismo encerra a temporada de 2025 da modalidade no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, de 1º a 3 de dezembro, com a participação de 810 esportistas. Entre os destaques do evento, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), estará a participação de atletas medalhistas no Mundial de Nova Déli, na Índia, no qual o Brasil chegou pela primeira vez ao topo do quadro de medalhas, com 15 ouros, 20 pratas e nove bronzes (44 pódios no total).
Entre os campeões mundiais confirmados estão o paraibano Petrúcio Ferreira, do Esporte Clube Pinheiros, pentacampeão dos 100m para a classe T47 (limitações em membros superiores); a paulista Beth Gomes, representante do Aspa, da classe F53 (atletas que competem sentados) e tetracampeã do lançamento de disco; a amapaense Wanna Brito, também do Aspa, bicampeã mundial do lançamento de peso da classe F32 (paralisia cerebral); e a potiguar Maria Clara Augusto, da APARN, vencedora da prova dos 400m para a classe T47.
“Amanhã encerro minha temporada 2025 com minha última competição do ano. Estarei na pista para os 100m e conto com a torcida de todos vocês. Vamos com tudo. Este será um evento muito importante, com os melhores atletas do Brasil. Eu me mantive ativo após o Mundial para fazer um bom Campeonato Brasileiro. Para mim, mais do que a última competição de 2025, eu já a encaro como a primeira disputa dentro do meu planejamento para a temporada de 2026”, afirmou Petrúcio Ferreira, que também é tricampeão paralímpicos dos 100m T47 (Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024).
Para Maria Clara, 21, o Brasileiro encerra o que foi a melhor temporada de sua carreira. “Fiz muitos resultados bons durante todo o ano, abrilhantando tudo com o Mundial, com duas pratas e um ouro e melhores marcas em todas as provas. Voltei de meu descanso já pensando no Brasileiro e espero um ótimo resultado para fechar o ano com chave de ouro”, afirmou a atleta, que também foi prata nos 100m e nos 200m na Índia, o que a fez a única atleta da delegação a terminar a disputa com três pódios.
Wanna Brito, 29, que venceu a prova do arremesso de peso na Índia e estabeleceu o novo recorde mundial, de 8,49m, disse esperar um bom desempenho também na disputa da próxima semana. “Este ano foi maravilhoso para mim. Eu, como atleta, quero terminar a temporada com um resultado ainda melhor e vou dar o meu máximo no Brasileiro para isso”, afirmou.
com informações de cpb.org.br


















