A competição recebeu atletas da Alemanha, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador, Espanha, Hungria, Itália, México, Portugal, República Dominicana, Suécia e Suíça. As provas foram disputadas em duas arenas: Centro de Tecnificación e Frisones de la Cruz.
Na disputa de sábado, Stephany começou o dia vencendo 10 duelos com a espada da esgrima, somando 205 pontos. Na natação, ela nadou os 200 metros estilo livre em 2min25s53 (264). No hipismo, a carioca alcançou a pontuação máxima das apresentações de salto com o cavalo (300). No evento combinado de tiro a laser e corrida, ela completou as quatro séries de cinco acertos no alvo intercaladas com 800 metros de corrida em 14min43s (417).
No domingo, William encarou a sua disputa depois de participar da segunda etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, na semana passada, no Egito, onde quase quebrou o recorde mundial de série de tiro da modalidade. No evento da Espanha, o carioca começou o dia ganhando 26 lutas na esgrima, garantindo 244 pontos. Na natação, ele cravou 2min07s38 (318). No hipismo, somou 293 pontos. E no combinado, terminou a prova 11min44s depois de iniciá-la (593).
A campeã da disputa feminina foi a espanhola Marta Garcia-Miguel, que somou 1.342 pontos. A prata ficou com a húngara Kamilla Réti (1.326); e o bronze com a mexicana Tamara Vega (.323).
No evento masculino, o topo do pódio foi ocupado pelo mexicano Jorge Inzunza, que somou 1.497 pontos. O segundo lugar ficou com o espanhol Lluis Shivel (1.496); e o terceiro com o também mexicano Manuel Padilla (1.490).
Tanto William como Stephany foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Pernambuco para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. Os dois fazem parte do projeto Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte e do programa de alto rendimento da Força Aérea Brasileira como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).