Em setembro de 2021, os empresários Guilherme Decca e André Ikeda, sócios-fundadores do family office VO2 Capital, assumiram o controle do Wakefield AFC, clube inglês que encontra-se atualmente na 11ª divisão. Juntamente com a aquisição, os brasileiros assumiram o controle do Wakefield Trinity Ladies Football Club, clube de futebol feminino que ocupa a quinta divisão inglesa. Hoje, as mulheres disputam espaço com times tradicionais como Sunderland e Sheffield Wednesday, e a uma divisão de encarar grandes nomes do futebol inglês como o Leeds United.
“O primeiro objetivo é investir na infraestrutura, transporte para partidas e aumentar a receita com patrocinadores. Também começaremos o nosso sistema de data analytics, assim como filmar todos os jogos da equipe com a VEO câmera para análise posterior”, comenta Guilherme Decca, CEO da VO2 Capital e junto com André Ikeda, um dos donos do Wakefield Trinity Ladies Football Club. Em 2022 o clube também vai lançar uma academia para o futebol feminino para jogadoras de 8 a 17 anos.
O projeto dos empresários brasileiros é atingir a quarta divisão inglesa com a equipe masculina em 20 anos. O time feminino também faz parte deste planejamento, com a diferença que, com dois acessos, as jogadoras do Wakefield Trinity Ladies Football Club já estarão frente a frente contra clubes da magnitude do Newcastle United, que foi recentemente adquirido por R$ 2,2 bilhões. “O desafio é o mesmo de todas as equipes femininas: tirar o estigma, trazer o público pro estádio e ter o time feminino lado a lado com o masculino de forma que nosso fã siga as duas equipes e exista o interesse pelo futebol”, afirma.
Ao visitar o clube, os brasileiros ficaram surpresos com a estrutura que a equipe feminina dispunha, mesmo sem nenhum investimento externo. Na visão de Decca, faltava ao Wakefield AFC encontrar alguém que tivesse a mentalidade de aproximar o profissionalismo do futebol feminino com a categoria masculina. “Notamos uma falta de ambição com o time feminino e tecnologias como o data analytics”, comenta.
Segundo os novos donos, a expectativa é reunir 100 jovens atletas para a próxima temporada. Além de estabelecer parcerias com escolas da região em que os técnicos do clube poderão oferecer treinos de futebol no próprio distrito de Wakefield. “A intenção é ajudar na criação de uma identidade para o clube e ter uma fonte natural de recrutamento de jogadores”, conclui Decca.
Atualmente, o Wakefield Trinity Ladies Football Club possui times no sub-23 e sub-19, o que permite o desenvolvimento de talentos e ou jogadoras mais novas. Em termos de perfil de jogadoras, a equipe busca por jogadoras jovens, entre 23 e 24 anos. Recentemente, o clube contratou duas jogadoras do Harrogate Town, que já jogaram no Leeds United.
